Com edital divulgado em janeiro deste ano, a Câmara Municipal de Aracaju comunica a reabertura das inscrições do concurso público. O legislativo da cidade com mais de 648 mil habitantes do estado de Sergipe visa ocupar 52 vagas efetivas e formar cadastro de reserva em cargos que exigem formação de ensino médio, técnico ou superior. Há reserva de 5% das vagas aos candidatos com deficiência e 10% ficam para os candidatos negros.

17/02/2020
28/09/2020
22/11/2020
R$ 3.135,00
52
Anexos

O comunicado de reabertura foi publicado no site da Fundação Getúlio Vargas, responsável pela organização do certame. Os interessados terão do dia 08 ao dia 28 de setembro de 2020 para realizar inscrição. O documento informa também uma nova data para a prova objetiva, que será aplicada no dia 22 de novembro. Confira mais detalhes abaixo.

Vagas do concurso Câmara de Aracaju-SE

Para candidatos de nível médio e técnico há vagas de Assistente Administrativo (15), Assistente Legislativo (10), Intérprete e Tradutor de Libras (2), Técnico de Tecnologia da Informação (1), Técnico em Enfermagem (1), Técnico em Segurança do Trabalho (1) e Técnico em Taquigrafia (4).

Já de nível superior as chances são para Analista Administrativo (5), Analista Legislativo (3), Jornalista (3), Contador (1), Enfermeiro (1), Redator (1), Médico (1), Procurador Judicial (2) e Relações Públicas (1).

Os salários variam entre R$ 1.600,00 e R$ 3.135,00 por jornadas de trabalho de 40 horas por semana.

Inscrição vai até final de setembro

As inscrições no concurso da Câmara de Aracaju-SE foram reabertas e o novo prazo para confirmar participação no certame vai das 16h do dia 08 de setembro até as 16h do dia 28 de setembro de 2020. A inscrição no concurso deverá ser efetuada exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/cma20. A taxa de inscrição custa R$ 54,00 para cargos de níveis médio e técnico e R$ 55,00 para os cargos de nível superior.

Fará jus à isenção de pagamento da taxa de inscrição o candidato economicamente hipossuficiente que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico e for membro de família de baixa renda.

Provas ocorrem no mês de maio

O concurso será composto de várias etapas e terá:

  • prova objetiva para todos os cargos, de caráter classificatório e eliminatório
  • prova prática, de caráter eliminatório para o cargo de Técnico em Taquigrafia;
  • avaliação de títulos, de caráter classificatório para os cargos de nível superior.

Para os cargos de nível superior, exceto para o cargo de Procurador, a prova escrita objetiva será composta por 70 questões de múltipla escolha sendo 24 de língua portuguesa, 10 de legislação específica e 36 de conhecimentos específicos

Para o cargo de Procurador, a prova escrita objetiva será composta por 80 questões de múltipla escolha, sendo 30 de língua portuguesa, 10 de legislação específica e 40 de conhecimentos específicos;

Já para os cargos de nível médio e técnico serão 60 questão de língua portuguesa, raciocínio lógico e conhecimentos específicos.

As provas objetivas serão realizadas em Aracaju-SE no dia 22 de novembro, das 08h às 12h para os cargos de Nível Superior, e das 14h às 18h para os cargos de Nível Médio e Técnico, segundo o horário oficial da cidade de Aracaju/SE. O gabarito oficial preliminar e os resultados preliminares da prova serão divulgados no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/cma20.

Conteúdo Programático das provas

Língua Portuguesa: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o foco de sua participação na estruturação significativa dos textos;

Legislação Específica: Lei Orgânica do Município de Aracaju/SE. Estatuto dos Servidores Públicos de Aracaju/SE;

Raciocínio Lógico Matemático: Proposições, valor verdade, negação, conjunção, disjunção, implicação, equivalência, proposições compostas. Equivalências lógicas. Problemas de raciocínio: deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados. Diagramas lógicos, tabelas e gráficos. Conjuntos e suas operações. Números naturais, inteiros, racionais, reais e suas operações. Representação na reta. Unidades de medida: distância, massa e tempo. Representação de pontos no plano cartesiano. Álgebra básica: equações, sistemas e problemas do primeiro grau. Porcentagem e proporcionalidade direta e inversa. Sequências, reconhecimento de padrões, progressões aritmética e geométrica. Juros. Geometria básica: distâncias e ângulos, polígonos, circunferência, perímetro e área. Semelhança e relações métricas no triângulo retângulo. Medidas de comprimento, área, volume. Princípios de contagem e noção de probabilidade;

Atribuições dos cargos

Analista Administrativo: Exercer as atividades que envolvam os segmentos administrativos, contábeis, financeiros e tecnológicos, considerando a habilitação nas subáreas identificadas e aptas para o exercício do cargo; supervisionar o acompanhamento técnico da gestão da CMA e desempenhar outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções;

Analista Legislativo: Supervisionar, coordenar, orientar e executar tarefas de apoio ao desenvolvimento de trabalhos legislativos; prestar assistência à Mesa, às Comissões, às lideranças e à Administração em matéria constitucional, regimental, de técnica legislativa e de procedimentos legislativos, considerando as subáreas de conhecimento; fornecer subsídios para a elaboração de documentos de natureza legislativa; coletar, organizar e atualizar dados e informações relativos a matéria legislativa e desempenhar outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções;

Jornalista: Recolher, redigir, registrar em imagens e sons as informações da rotina na CMA; interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas; fazer seleção, revisão e preparar as matérias para jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação; planejar serviços de pré-impressão; realizar programação visual; editorar textos e imagens; assessorar nas atividades legislativas; e desempenhar outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções;

Contador: Assessorar, dirigir, supervisionar e executar serviços de contabilidade financeira, patrimonial, escrituração de livros contábeis; planejar, analisar e revisar as contas e desempenhar outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções;

Enfermeiro: Planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar os serviços de enfermagem e de prevenção e promoção da saúde; contribuir e participar dos eventos de capacitação no segmento de saúde; prestar assistência de saúde aos servidores e desempenhar outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções;

Médico: Realizar consultas e atendimentos; elaborar documentos inclusive laudos; implementar ações de promoção e prevenção das doenças no exercício profissional e controle dos riscos; coordenar programas e serviços de saúde; efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas e desempenhar outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções;

Procurador Judicial: Estudar, preparar e analisar contratos; elaborar normas, instruções e regulamentos sobre matérias jurídicas; representar a CMA perante autoridades judiciárias e tribunais; elaborar projetos de lei, resoluções e decretos legislativos; prestar assessoria jurídica aos segmentos da CMA; participar de inquérito administrativo; participar de processos licitatórios; defender os interesses e os direitos institucionais; acompanhar os processos em que a CMA seja parte ou tenha interesse emitir pareceres e representar a CMA como advogado e desempenhar outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções;

Redator: Assessorar atividades de comunicação escrita interna e externa; assessorar as Comissões e a Presidência na elaboração dos documentos escritos e desempenhar outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções;

Relações Públicas: Promover a imagem pública da CMA; auxiliar na organização e no cerimonial dos eventos internos e externos; assessorar os vereadores, a Presidência e os membros da Mesa na participação em eventos, em questões relacionadas a cerimonial e protocolo e desempenhar outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções.

Assessorar Administrativo: Executar os serviços de natureza administrativa e burocrática inerentes ao setor em que for lotado; executar serviços de digitação; realizar, sob determinação superior, os trâmites necessários para o desenvolvimento dos processos administrativos, financeiros e parlamentares; registrar a tramitação de papéis e documentos, prestando informações e orientações necessárias à eficaz solução das demandas sob sua responsabilidade; executar o serviço de controle de patrimônio e desempenhar outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções;

Assistente Legislativo: Executar trabalhos de rotina legislativa; revisar documentos e expedientes da secretaria; preparar planilhas e relatórios diversos; executar serviços de digitação que lhe forem atribuídos; acompanhar e secretariar os trabalhos das comissões quando solicitado; cuidar da tramitação de processos, fazendo o manuseio e encaminhamento dos documentos pertinentes a estes; organizar o ementários de leis, resoluções, regulamentos, portarias, requerimentos, indicações e outros que se fizerem necessários aos arquivos da CMA; atuar nas atividades referentes às sessões plenárias e solenidades oficiais promovidas ou das quais a CMA participe; realizar o protocolo da secretaria; desempenhar outras tarefas correlatas e realizar outros trabalhos para os quais for designado;

Intérprete e Tradutor de Libras: Efetuar comunicação entre surdos e ouvintes; interpretar, em LIBRAS, as atividades legislativas; assessorar os(as) vereadores(as) na comunicação com surdos; atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim e desempenhar outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções;

Técnico de Tecnologia da Informação: Prestar suporte aos usuários da rede de computadores; fazer montagem, reparos e configurações de equipamentos hardware e software; participar de processo de análise de novos softwares e de processo de compra de softwares aplicativos; elaborar processos que facilitam a interface com usuário e desempenhar outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções;

Técnico de Enfermagem: Executar, sob supervisão, ações assistenciais de enfermagem; controlar o estoque de material, equipamentos e medicamentos; cooperar com a equipe de saúde no desenvolvimento das tarefas assistenciais, de ensino, pesquisa e de educação sanitária; auxiliar nos atendimentos de urgência e emergência; manter o espaço de trabalho organizado; comunicar ao enfermeiro eventuais problemas; auxiliar o enfermeiro na prevenção e controle sistemático de danos ocorridos durante a assistência de saúde e desempenhar outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções.

Técnico em Segurança do Trabalho: Orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando esquemas de prevenção; inspecionar locais, instalações e equipamentos da CMA e determinar fatores de risco de acidentes; propor normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e verificando sua observância, para prevenir acidentes; inspecionar os postos de combate a incêndios, examinando as mangueiras, hidrantes, extintores e equipamentos de proteção contra incêndios; comunicar os resultados de suas inspeções, elaborando relatórios; investigar acidentes, examinando as condições da ocorrência para identificar suas causas e propor as providências cabíveis; intermediar junto aos serviços médico e social da instituição, visando facilitar o atendimento necessário aos acidentados; registrar irregularidades e elaborar estatísticas de acidentes; treinar os funcionários da Câmara sobre normas de segurança, combate a incêndios e demais medidas de prevenção de acidentes; coordenar a publicação de matéria sobre segurança no trabalho, preparando instruções e orientando a confecção de cartazes e avisos, para divulgar e desenvolver hábitos de prevenção de acidentes, entre outros;

Técnico em Taquigrafia: Executar tarefas relativas ao registro e decifração de notas taquigráficas, diretamente ou mediante gravações em sistema de áudio, dos discursos, depoimentos, exposições, conferências e debates travados no âmbito do Plenário da CMA e desempenhar outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogados pelo mesmo período, a critério da Câmara Municipal de Aracaju.

Ficha do Concurso da Câmara de Aracaju-SE

  • Vagas: 52
  • Nível Médio, Técnico e Superior
  • Salários: Entre R$ 1.600,00 e R$ 3.135,00
  • Inscrições até 28/09
  • Provas em 22/11