Todo ano, o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) costuma trazer muitas dúvidas aos brasileiros. Quando se fala em meio de conseguir uma restituição maior do imposto, toda indicação é sempre bem-vinda.

Para esse caso, existem algumas dicas que podem disponibilizar uma economia no pagamento do tributo, e assim, um maior valor devolvido. Exemplo disso, são os gastos com educação, saúde, e previdência. Além disso, é importante apresentar as notas fiscais, comprovantes bancários, bem como os recibos na Declaração.

Além do que, em 2023, com a nova tabela do salário mínimo e sem um reajuste da tabela do IR, pessoas que recebem apenas um salário e meio mensal deverão declarar o IR. Diante disso, confira abaixo, o que é a restituição do Imposto de Renda, e como você pode conseguir um retorno de dinheiro maior em 2023.

O que é a restituição do Imposto de Renda?

A restituição é uma devolução do valor pago a mais na declaração do Imposto de Renda. Ou seja, se você pagou a menos, tem saldo a pagar. Por outro lado, se você pagou a mais, tem dinheiro a receber.

Em geral, isso acontece por conta das deduções do Imposto de Renda. As deduções são condições para a redução do imposto, e podem fazer com que o saldo a pagar seja menor que o imposto retido na fonte.

Por exemplos, os gastos com saúde, você pode deduzir de forma integral. Já os gastos com educação, a dedução tem um teto de limite, assim como os gastos com dependentes. Em suma, todos esses gastos diminuem o valor que você deve ao governo.

Tendo em vista que diversos contribuintes têm o Imposto de Renda retido na fonte (descontado direto do salário), as deduções fazem com que o imposto a ser pago seja menor que o valor retido ou ainda um valor possa ser resgatado. Assim, o governo tem a obrigação de devolver a diferença.

Como aumentar o valor de restituição do Imposto de Renda?

Abaixo, confira 5 dicas para aumentar o valor da sua restituição em 2023:

1. Gastos com dependentes

Caso o contribuinte tenha dependentes, como filhos, cônjuges, pais ou demais parentes, as despesas com essas pessoas podem ser adicionadas na mesma declaração, para que o valor da restituição seja maior.

Neste caso, o limite de dedução é de R$ 2.275,08 por dependente. Além disso, entre os casais com filhos, somente um deles pode adicionar os dependentes na declaração.

2. Gastos com educação

Ao comprovar que teve gastos com educação durante o ano, seja escola, creche ou faculdade para si ou com os dependentes, a declaração vai ser revertida em benefício na restituição. Existe um limite de despesa por dependente, que é de R$ 3.561,50.

Enquanto isso, os gastos com escolas e faculdades também são aceitos como forma de conseguir restituição. Por outro lado, os boletos com cursos de idioma, e comprovante de aula particular não são aceitos.

3. Gastos com saúde

Os gastos com saúde também podem ser incluídos na dedução do Imposto de Renda. Neste caso, não existe um valor de limite. Exemplo de gastos aceitos são os comprovantes com consultas psicológicas e odontológicas, além de atendimentos em consultórios médicos.

O pagamento de um plano de saúde também entra na conta e pode ser deduzido.

4. Gastos com a Previdência

Os contribuintes da Previdência Social e de algum tipo de previdência privada podem se beneficiar com a dedução do valor gasto. No caso dos contribuintes do INSS, a restituição pode chegar a ser integral.

Já aqueles que contribuem com Fundo de Aposentadoria Programa Individual (Fapi) ou através do Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) podem deduzir até 12% do valor total de rendimentos.

5. Doações

Por fim, os valores das doações realizadas para as instituições filantrópicas podem deduzir o imposto de Renda.

É necessário ver se a organização é aprovada pelo Poder Público, já que apenas as doações feitas a essas instituições possibilitam o abatimento no tributo.

Como saber e consultar se tenho restituição do Imposto de Renda a receber?

É possível fazer a consulta da restituição pela plataforma do Imposto de Renda (Android | iOS). Ao informar o CPF, data de nascimento e e-mail, você sabe quanto e quando vai receber a sua restituição.

Além disso, o site da Receita Federal também conta com uma página dedicada a isso. Para acessá-la, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a página da Receita Federal;
  2. Em seguida, informe os dados necessários (CPF, ano, data de nascimento) e o captcha;
  3. Logo após, toque em Consultar.