No começo deste mês, o Idec enviou uma notificação ao Nubank após receber relatos de consumidores sobre problemas de segurança no aplicativo do banco. Vários clientes usaram as redes sociais para compartilhar suas experiências de terem suas contas invadidas por fraudadores.

Conforme relatado, um programa malicioso teve acesso às contas de alguns usuários e realizou transferências de grandes quantias. Além disso, empréstimos fraudulentos foram solicitados em nome de clientes do Nubank.

A partir disso, qual o posicionamento do Nubank sobre o assunto? Afinal, como proteger o seu dinheiro guardado em uma conta digital? Abaixo, vamos tirar todas as suas dúvidas, e explicar o que aconteceu com os clientes do Nubank.

Por que o Idec notificou o Nubank?

De acordo com o Idec, diversos clientes denunciaram, não só nas redes sociais, mas também em plataformas de reclamação e no site consumidor.gov.br, que tiveram suas contas invadidas por fraudadores.

O programa hacker conseguiu acessar as contas de alguns usuários e realizar transferências de grandes quantias, além de solicitar empréstimos fraudulentos em nome de clientes Nubank.

Uma das principais reclamações dos consumidores é de que o Nubank não possui um sistema de bloqueio de transações que não condizem com os padrões de cada cliente.

Vítimas relatam que os criminosos realizaram transferências bancárias em questão de segundos, como no caso em que R$ 150 mil foram transferidos em quatro minutos e a conta do pai da vítima foi zerada.

De acordo com o relato, nunca haviam sido feitas retiradas superiores a R$ 250 via PIX daquela conta. "O sistema antifraude do Nubank não foi capaz de identificar que havia algo de errado com essas operações", reclamou a cliente do banco.

A partir disso, o Idec deu ao Nubank, 15 dias corridos para enviar informações mais detalhadas do golpe e das medidas de segurança adotadas para proteger os clientes. O Instituto quer saber por que não foram adotadas medidas preventivas e como o banco está lidando com as vítimas.

Segundo o advogado do Programa de Serviços Financeiros do Idec, Fábio Machado Pasin, o banco deve garantir a qualidade e segurança do serviço oferecido, arcando com eventuais prejuízos. O Idec defende que é fundamental que os bancos garantam a segurança para os clientes e reparem os danos causados quando não for possível coibir golpes e fraudes.

O que diz o Nubank sobre o assunto?

Em um comunicado enviado aos clientes por e-mail, o Nubank alertou sobre o "golpe do acesso remoto", em que fraudadores conseguem realizar transferências bancárias após o consumidor fazer o download de aplicativos piratas que permitem o acesso remoto de terceiros ao celular da vítima.

Ou seja, segundo o Nubank, não se trata de uma falha de segurança do aplicativo, mas recomendou que os clientes baixem a versão atualizada do aplicativo.

Paralelo a isso, o Nubank afirma que:

"No Nubank, a segurança é uma prioridade desde o primeiro dia e cooperamos com as autoridades responsáveis visando sempre o cuidado com o consumidor. Reafirmamos o nosso compromisso com a proteção dos nossos mais de 70 milhões de clientes, mantendo uma vigilância constante sobre a utilização dos nossos serviços, incluindo o desenvolvimento de ferramentas de proteção para ajudar os usuários na prevenção e inibição de golpes. Com relação a esses crimes, o Nubank mantém equipes especializadas e canais abertos 24 horas para o atendimento às vítimas. Em caso de suspeita de movimentação indevida por terceiros, os clientes devem seguir o passo a passo disponível no SOS Nu, hub de segurança da companhia."

Como proteger o seu dinheiro em contas digitais?

De acordo com a empresa de soluções de cibersegurança, Fortinet, o Brasil é o segundo país que mais sofre ataques cibernéticos na América Latina. Ao todo, foram mais de 100 bilhões de tentativas de ataques em 2022, o que aponta um aumento de 16% em relação ao ano anterior.

Apesar disso, existem várias medidas que você pode tomar para proteger o seu dinheiro guardado em um banco digital. Aqui estão algumas dicas importantes:

  • Escolha um banco digital confiável: antes de abrir uma conta em um banco digital, faça uma pesquisa para verificar a sua reputação no mercado e se ele é regulamentado pelo Banco Central.
  • Utilize senhas seguras: crie senhas fortes e únicas para a sua conta bancária digital e evite compartilhá-las com outras pessoas. Além disso, evite usar senhas óbvias, como datas de nascimento, nomes de familiares ou informações pessoais.
  • Ative a autenticação de dois fatores: muitos bancos digitais oferecem a opção de autenticação de dois fatores, que requer uma segunda forma de identificação além da senha, como um código enviado por SMS ou um token físico.
  • Monitore regularmente as suas transações: verifique as suas transações com frequência para identificar qualquer atividade suspeita. Se notar algo estranho, entre em contato com o banco imediatamente.
  • Mantenha o seu dispositivo seguro: mantenha o seu dispositivo (computador, smartphone, tablet) atualizado e protegido com um antivírus confiável.
  • Evite acessar a sua conta bancária em redes Wi-Fi públicas: evite realizar transações bancárias em redes Wi-Fi públicas, pois elas podem ser inseguras e deixar o seu dispositivo vulnerável a ataques.
  • Não baixe aplicativos não oficiais no seu smartphone: Pode parecer besteira, mas não é. Ao baixar e instalar aplicativos não oficiais, e piratas, você pode estar instalando um vírus, ou um espião que rouba os seus dados. A partir disso, os seus dados bancários, senhas, entre outras, podem ser descobertos.

Seguindo essas dicas, você poderá proteger o seu dinheiro guardado em um banco digital e ter mais tranquilidade nas suas transações financeiras online.