Não é apenas a tecnologia que avança com o desenvolvimento e aprimoramento das ciências e estudos, mas os golpes financeiros também. Infelizmente, os criminosos estão cada vez mais experts em aplicar golpes financeiros, e fazer vítimas pelo Brasil.

Exemplo disso, é um vídeo que volta e meia circula pelas redes sociais, anunciando um possível programa de resgate de "recall de cartões". Entretanto, tudo não passa de um golpe que usa a falta de conhecimento das pessoas, para torná-las vítima de um golpe.

De olho nisso, o Banco Central preparou um material sobre esse possível recall de cartões. E abaixo, vamos te explicar todos os detalhe sobre esse golpe, para que você não caia no mesmo.

O que é o recall?

O recall é uma medida que uma empresa toma, quando constata que um produto ou equipamento pode causar danos ao consumidor. O procedimento está previsto em lei.

Nesse sentido, o fornecedor comunica os consumidores, sobre possíveis defeitos verificados em produtos ou serviços colocados no mercado. O objetivo do aviso, é evitar que ocorra acidentes de consumo, e assim, preservar a vida, saúde, integridade e segurança do consumidor, bem como evitar prejuízos materiais e morais.

Sendo assim, o recall visa sanar um defeito que coloca em risco a saúde, bem como a segurança do consumidor (e qualquer dano em virtude desse defeito, é de responsabilidade do fornecedor). Além disso, o recall promove a retirada do mercado, reparação do defeito, ou ainda, a recompra de produtos e serviços defeituosos pelo fornecedor.

Como funciona o golpe do recall do cartão de crédito?

Existe um vídeo que circula nas redes sociais, que afirma que o consumidor pode receber do banco, parte do que ele gastou com o cartão de crédito, nos últimos meses ou anos.

Além disso, há os casos em que o golpista afirma que o governo cobrou uma taxa maior do que deveria dos usuários do cartão, e por isso, eles teriam direito a um ressarcimento (recall).

De forma a convencer as suas vítimas, os criminosos divulgam vídeos repletos de comentários que confirmam o recebimento do dinheiro. Dessa forma, os golpistas tentam convencer as vítimas de que a história é verídica - mas tudo não passa de um golpe financeiro.

Para ter direito ao dinheiro do recall, é necessário clicar em um link, e preencher um cadastro com os seus dados pessoais, como, por exemplo, os dados da sua conta bancária. Paralelo a isso, há os casos em que os criminosos cobram um valor em PIX para liberar o recall do cartão.

Existe recall de cartão de crédito?

Não. De acordo com o Banco Central, em nota: "Não existe norma do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do BC estabelecendo qualquer recall de cartões de crédito, nem tampouco determinação da supervisão do BC nesse sentido".

Sendo assim, tudo não passa de um golpe financeiro. Como o próprio Banco Central explicou acima, esse tipo de recall não existe, e por isso, jamais siga as instruções disponíveis nesses vídeos.

Caí no golpe, e agora?

Se você caiu no golpe do recall de cartão de crédito, o primeiro passo é avisar o seu banco sobre o ocorrido.

Caso você tenha feito um PIX ao criminoso, o banco irá abrir um MED (Mecanismo Especial de Devolução), para tentar reaver o seu dinheiro. Somado a isso, o Banco irá bloquear a chave PIX e conta bancária do criminoso.

Outra medida que você deve tomar, é fazer um boletim de ocorrência na delegacia, informando tudo que aconteceu.