A Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano por muitas pessoas. É dito isso, pois geralmente, a data é sinônimo de compra mais barata. Entretanto, é importante ter cuidado, pois a ansiedade para comprar, pode levar a alguns arrependimentos depois.

É dito isso, pois em alguns casos, os descontos no produto podem ser menor do que realmente são. Por isso, é fundamental tomar cuidado, pois "nem tudo que reluz é ouro". Assim como, é necessário cuidar para não adquirir aquilo que não tem faz falta.

Dito isso, confira abaixo, algumas dicas básicas, para saber se uma promoção realmente vale a pena.

5 cuidados que você precisa ter na Black Friday

Créditos: Divulgação/Canva

Abaixo, veja alguns cuidados que você precisa ter para não cair em furada na Black Friday:

1. Você precisa mesmo comprar este produto?

Por vezes, a gente encontra itens com preços incríveis, e a grande pergunta que fica é: será que realmente o item é necessário? Ele atenderá as suas necessidades? Ou ficará para em um canto da casa, sem utilidade?

Usaremos como exemplo aqui, um assistente, como a Alexa. Em uma região do Brasil onde a rede Wi-Fi ou dados móveis não funciona direito, esse produto não vai ter muita utilidade, e talvez te sirva somente como um lindo peso de papel.

Pode parecer desnecessário falar isso, mas não compre nada que você não usará, ou usuário muito pouco. Saber resistir ao desejo de ter algo, só porque está mais barato, isso poupará da ressaca moral, após ganhar o produto.

2. Este é um modelo atual ou perto de sair de linha?

Você não precisa evitar comprar um modelo antigo de algum item. Como, por exemplo: um iPhone 11 pode atender as suas necessidades de uso, e talvez por isso, não seja necessário comprar um iPhone 12 ou 13.

Nestes casos, a Black Friday pode ser uma chance de trocar um aparelho que já tenha por outro mais atual, e que não seja o top de linha. Entretanto, como tudo nessa época, é bom ter atenção para não cair em pegadinhas.

Às vezes, até para tentar vender modelos encalhados, algumas lojas podem empurrar para o consumidor, aparelhos mais antigos como se fossem novos. Em geral, eles são colocados com itens que são novidades.

3. Você já comparou preços?

Mesmo que o anúncio diga que são as "últimas peças" ou "corra que está acabando", nunca compre no impulso, mesmo que você precise desse produto. Nessa situação, é importante realizar uma pesquisa prévia de preços, bem como comparar em outras lojas.

Sendo assim, é fundamental pesquisar com antecedência, o item que você quer comprar. Só assim, você não vai cair em ofertas que na verdade, não são ofertas.

4. Pagar à vista ou parcelado? Tem desconto?

Em geral, o meio de pagamento vai depender da sua preferência. Entretanto, pagar à vista por vezes dá desconto no preço final. Por outro lado, se você quiser parcelar, esteja atento ao número de parcelas disponíveis, bem como se há juros nas mesmas.

5. O frete a ser pago compensa?

De forma a chamar a atenção do consumidor, algumas lojas podem oferecer frete grátis. Neste caso, veja qual é o preço desse mesmo produto em outra loja, de forma a saber se o frete não está sendo embutido no preço final.