Parece que o incentivo dado pelo governo para a venda de carros novos acertou em cheio. A FENABRAVE - Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, que representa mais de 7.400 Concessionárias de Veículos em mais de 1.100 municípios brasileiros, avaliou o impacto da MP nº 1.175, publicada em 6 de junho pelo Governo Federal, que oferece descontos patrocinados com base no preço, eficiência energética e maior índice de nacionalização de peças dos automóveis e comerciais leves, trazendo ótimos números.

Após consultar suas 54 Associações de Marca filiadas, a federação observou resultados positivos na primeira semana de vigência da medida. O programa que inicialmente daria descontos no montante de R$ 500 milhões, agora terá mais R$ 300 milhões.

"Conversei com os presidentes das Associações de Marca e a grande maioria relatou um aumento significativo no fluxo de clientes nas Concessionárias, especialmente nas marcas com mais modelos de entrada. O aumento nas visitas variou de 30% a mais de 260%, em alguns casos, o que demonstra o sucesso do projeto liderado pelo Presidente Lula e elaborado em conjunto pelo MDIC e Ministério da Fazenda", comentou Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.

De acordo com Andreta Jr., para impulsionar ainda mais o sucesso da Medida Provisória, que já tem sido reforçada com descontos adicionais oferecidos pelas montadoras, foi benéfico o Governo aumentar o investimento de recursos para automóveis e comerciais leves.

Com o volume concedido inicialmente de R$ 500 milhões esgotado em menos de 30 dias, o ministério da Fazenda aumentou em mais R$ 300 milhões o montante total por meio da MPV 1178.

"Ainda existem marcas que estão processando notas fiscais junto às montadoras para veículos que estavam em estoque, o que atrasa um pouco a entrega dos pedidos feitos pelos clientes e nos impede de avaliar imediatamente o impacto da Medida em termos de unidades vendidas, mas poderemos ter essa informação em alguns dias. No entanto, já podemos perceber que os recursos estão sendo demandados rapidamente, o que demonstra o quanto a população estava ansiosa por uma oportunidade como essa", analisou Andreta Jr.

Após a extensão do programa de descontos para a compra de carros zero-quilômetro, com um novo aporte de R$ 300 milhões pelo governo, uma análise realizada pela JATO do Brasil mostra que já foram comercializadas 45.200 unidades com preços mais vantajosos.

Esses dados abrangem as vendas registradas até a última segunda-feira, dia 26 de junho. A pesquisa revelou que o Volkswagen Polo ocupou a liderança da lista, com 5.222 unidades vendidas com desconto, seguido pelo Fiat Strada, com 4.960, e o Chevrolet Onix, com 3.321.

O estudo foi conduzido por meio da análise comparativa entre os registros de emplacamento de veículos no Brasil e a lista de carros elegíveis no programa de incentivo governamental. No total, mais de 30 modelos estão sendo comercializados dentro desse programa, que oferece subsídios através da redução dos impostos PIS e Cofins.

Os descontos foram estabelecidos pela Medida Provisória MPV 1175, e a nota fiscal de compra desses veículos contém a indicação "Venda com desconto patrocinado devido à Medida Provisória nº 1.175, de 5 de junho de 2023". Para os veículos de passeio, os descontos variam de R$ 2.000 a R$ 8.000.

O programa tem o objetivo de impulsionar o mercado de veículos e tornar os carros zero quilômetro de até R$ 120 mil mais acessíveis. O programa deve se estender até o final de julho ou enquanto houver recursos disponíveis, que foram atualizados para R$ 800 milhões.

Os descontos variam com base em três critérios: maior eficiência energética (menor impacto ambiental), maior índice de nacionalização (estímulo à indústria nacional) e menor preço.

Quanto maior a pontuação do veículo nesses critérios, maior será o desconto oferecido. Na última quarta-feira, dia 28, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) confirmou que uma nova rodada de crédito será disponibilizada com mais R$ 300 milhões, garantindo a continuidade do programa.