Em meados de 2021, o Nubank lançou uma ferramenta que permite aos clientes o pagamento de boletos com o cartão de crédito. No entanto, de lá para cá, muitos clientes começaram a pedir por mais limite para que o pagamento desses boletos fosse possível.

Atento a esses pedidos, recentemente o banco anunciou - mais - uma novidade: o Limite Adicional. Com ele, os clientes do roxinho poderão contar com um valor extra disponível em seus limites, destinado exclusivamente para o pagamento de boletos no cartão de crédito.

A nova função ainda está sendo disponibilizada aos poucos, porque se encontra em fase de testes. Se ela já apareceu pra você, maravilha! Continue a leitura para entender como funciona. Se seu app ainda não foi atualizado, então já vá se informando para entender a novidade.

O que é o Limite Adicional do Nubank?

É um valor adicional, diferente do limite tradicional do cartão de crédito, exclusivo para pagamento de boletos. Dessa forma, o cliente pode usar o cartão para pagar contas sem comprometer o limite regular.

O valor do Limite Adicional vai variar de pessoa para pessoa, segundo banco. Isso será estabelecido tendo como base os mesmos critérios do limite normal do cartão de crédito, ou seja, por meio de um algoritmo de análise de crédito que vai sendo alimentado com novas informações sobre o cliente, seus hábitos e necessidades financeiras.

Além disso, o valor do Limite Adicional também depende de fatores como seu histórico de pagamentos no Nubank, score de crédito e renda do cliente, por exemplo. Da mesma forma que o limite normal do cartão de crédito.

Como saber qual é o valor do Limite Adicional?

O cliente pode conferir o Limite Adicional na hora de pagar um boleto. Escolhendo o cartão de crédito como meio de pagamento será possível ver quanto há de crédito disponível.

O Nubank também destacou que o Limite Adicional poderá variar com o tempo. Por isso, ele pode não ser o mesmo de um mês para o outro. Em geral ele deve ser elevado conforme for sendo usado.

O Limite Adicional tem taxas?

Não. Não há custo extra para usar o Limite Adicional. Os juros e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) são os mesmos da função para pagar boletos com cartão de crédito.

Passo a passo para usar o Limite Adicional

O fluxo para usar o Limite Adicional é o mesmo para pagar qualquer boleto usando o cartão de crédito.

  • Na tela inicial do app, toque em "Pagar";
  • Selecione "Pagar boletos";
  • Escaneie o boleto ou digite o código de barras;
  • Selecione "Escolher forma de pagamento" - nesta tela, caso tenha limite adicional disponível, você já encontra essa informação aqui;
  • Clique em "Cartão de crédito" e escolha o número de parcelas;
  • Revise as informações do pagamento;
  • Clique em "Pagar", insira sua senha de 4 dígitos para confirmar, e pronto!

Quais boletos posso pagar no crédito?

Vale lembrar que nem todas as contas podem ser pagas por meio do cartão de crédito. Apenas aquelas que são fixas como água, luz, internet, TV a cabo e boletos em geral. Boletos de compras esporádicas não podem ser pagos por meio dessa ferramenta.

Vale a pena pagar boletos no crédito?

Em alguns casos, segundo os especialistas, vale a pena, sim. Veja alguns dos benefícios e situações válidas:

  • Centralizar gastos: ao pagar seus boletos no cartão, você concentra seus gastos em um só lugar - na fatura do cartão de crédito - facilitando a gestão e o controle do seu dinheiro, além de organizar melhor suas contas;
  • Possibilidade de parcelar seus boletos no cartão de crédito: dessa forma, você pode organizar seu orçamento em meses em que está mais apertado;
  • Antecipar parcelas: se quiser parcelar seu boleto com o cartão de crédito do Nubank você pode antecipar as parcelas quando quiser, recebendo desconto proporcional aos juros - com informações sempre transparentes e sem letras miúdas;
  • Fazer tudo pelo aplicativo: é simples e seguro pagar boletos com o cartão de crédito do Nubank. Em poucos passos você escolhe a condição ideal para o seu bolso - e melhor: sem precisar sair do app.

Por outro lado, é preciso estar atento para não perder o controle das finanças e levar em consideração que há o pagamento de impostos pela utilização desses serviços. Utilizar a função em excesso pode resultar em uma grande bola de neve de dívidas, expecialmente se depois a fatura do cartão não for paga em dia.