Quem não gosta de ganhar um presente, não é mesmo? Especialmente se for dinheiro e ainda mais nessa época de fim de ano, com o Natal chegando e várias contas aparecendo. Infelizmente, tendo isso em vista o momento, vários golpistas se aproveitam para enganar as pessoas.

E foi assim que surgiu o golpe do Pix de Natal de R$ 50 do Nubank. Ele está circulando pelo WhatsApp. Nele, uma conta que se passa pelo roxinho divulga a promoção "Nubank Natal Feliz" e oferece R$ 50 via Pix para os clientes que entrarem em um link. O problema é que esse link é um golpe e pode te colocar numa enrascada.

Nubank não está dando R$ 50

Em função desse golpe o Nubank se manifestou oficialmente nessa semana avisando os clientes que não está fazendo nenhuma promoção de Natal. Na nota divulgada o banco digital diz:

O Nubank informa que não está realizando a campanha de Natal Feliz. Se você foi impactado por essa mensagem, não clique, saiba que trata-se de um golpe.

O texto da promoção falsa é acompanhado de uma imagem do logo do Nubank e também incita os clientes a agirem rápido, antes que todos os falsos cupons de Pix sejam resgatados.

Ativar o senso de urgência com mensagens tendenciosas é uma tática de engenharia social que faz com que uma pessoa clique no link sem pensar duas vezes.

Recebi a mensagem: o que fazer?

A primeira coisa que você deve saber é: não clique no link. Em segundo lugar: não forneça dados pessoais. Se você receber esse tipo de mensagem pelo WhatsApp ou redes sociais, desconfie.

Você ainda pode denunciar o contato diretamente no aplicativo. Tome cuidado também com a sua chave Pix: caso ela seja o seu número de CPF, por exemplo, não divulgue, assim os golpistas não terão acesso a ela.

Já cliquei no link: e agora?

Se você recebeu a mensagem e acabou clicando no link, mas agora teme que seus dados tenham sido expostos a orientação do Nubank é que o cliente faça um boletim de ocorrência, comunicando a polícia sobre o possível crime - os BOs podem ser feitos pela internet.

Outro ponto importante é o de manter um registro da conversa com o golpista. Pode ser um print de tela ou um registro relevante que possa ser usado como prova do contato.

Em seguida, troque sua senha no app do Nubank. Clique no seu ícone de perfil no canto superior esquerdo da tela e vá em "Segurança". Nesta aba, você terá a opção de alterar sua senha de acesso ao app clicando em "Alterar senha de acesso".

E, por fim, você também pode entrar em contato com a equipe do banco pelos canais de atendimento e fazer uma denúncia.

Chat do Nubank

Esse é o jeito mais simples e rápido de entrar em contato com o Nubank. Para isso, siga o passo a passo:

  1. Na tela inicial do app Nu, clique sobre o ponto de interrogação na parte superior da tela;
  2. Depois, vá em "Converse com a gente" e toque em "Conversar pelo chat";
  3. Pronto! Agora é só escrever o seu problema ou dúvida em uma única mensagem.

E-mail do Nubank

Também é possível entrar em contato com o atendimento pelo e-mail meajuda@nubank.com.br. Vale lembrar que o e-mail não é um canal de comunicação instantâneo como o chat ou o telefone, então se o seu caso for urgente, dê prioridade aos outros canais.

Telefone do Nubank

Agora, se você prefere ligar para a central de atendimento do Nubank, o número é o 0800 608 6236. A ligação é gratuita e você pode entrar em contato a qualquer hora do dia ou da noite.

Ouvidoria Nubank

Além deles, também há a ouvidoria, um canal de segunda instância que pode reavaliar a sua demanda caso você não tenha ficado satisfeito com a solução oferecida pela área de atendimento ao cliente.

A ouvidoria funciona das 9h às 18h em dias úteis, e o contato pode ser feito por meio do telefone 0800 887 0463 ou e-mail (ouvidoria@nubank.com.br).

Atendimento em Libras do Nu

O Nubank possui um canal exclusivo para atendimento em Libras. Para acessar, é só abrir a área "Me ajuda" do app (ícone de interrogação na parte superior da tela), tocar em "Converse com a gente" e selecionar a opção "Atendimento em Libras".

Esta opção de atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto em feriados nacionais. Fora desse horário, o nosso chat continua funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana.

FAQ no app Nu

Outra forma de tirar dúvidas sobre produtos e serviços do Nubank é por meio das FAQs. Basta acessar o app e você poderá encontrar a FAQ com respostas para as perguntas mais comuns. Para isso:

  1. Abra o app do Nubank;
  2. Clique no botão "Me Ajuda", localizado na parte de baixo do app;
  3. Insira o tema de sua dúvida no campo de busca (como limite ou bloqueio, por exemplo).

Caso siga com dúvidas, entre em contato para conversar com o nosso time de atendimento.