Não existe benefício maior do que a liberdade. Com o Ultravioleta, o cartão premium do Nubank, seu cashback cresce 200% do CDI e nunca expira, para você escolher quando e como usar"

Essa é uma das falas da nova campanha publicitária lançada pelo Nubank e que tem como objetivo divulgar o Ultravioleta, cartão da linha black do banco-digital roxinho. Lançada em forma de vídeo e texto, ela busca alcançar novos clientes.

Um dos destaques da campanha é o cashback que tem um retorno de 200% do CDI. Isso porque esse é tido como um dos principais benefícios do cartão Ultravioleta e uma de suas vantagens em comparação com seus principais concorrentes.

Além disso, a campanha também foca na liberdade de escolhas: "escolher como gastar o seu dinheiro e o que fazer com seus benefícios, deixando na mão das pessoas o poder de como viver sua vida", aponta o banco.

Veja o vídeo da campanha abaixo:

O Ultravioleta nasceu para quebrar o paradigma em torno do acúmulo de pontos, formato mais comum de benefícios em cartões premium no mercado, que na maioria das vezes não é vantajoso e nem transparente para os clientes. Desenvolvemos um produto para que nossos clientes, que são o centro de nossas decisões de negócio, tenham o verdadeiro poder de escolha", diz Cristina Junqueira, CEO no Brasil e co-fundadora do Nubank.

Novidades do Nubank Ultravioleta

O lançamento dessa campanha se dá poucos dias após o anúncio de uma mudança no valor mínimo que é necessário ter investido através do Nubank para que se possa ter o cartão Ultravioleta sem ter que pagar a anuidade dele, ou seja, para conseguir a isenção dessa taxa.

Até recentemente o valor mínimo era de R$ 150 mil e agora ele passou a ser de R$ 50 mil. Esse valor pode estar guardado ou investido, seja pela conta do Nubank ou da NuInvest, corretora de investimentos do Nubank.

O Nubank Ultravioleta

O Ultravioleta do Nubank foi lançado em 2021 e segundo o banco, a ideia era revolucionar o mercado de cartões premium, oferecendo o serviço financeiro a todos, sem que fosse necessário comprovar uma renda mínima como normalmente acontece.

O cliente precisaria estar disposto, porém, a pagar uma mensalidade de R$ 49, referente à anuidade do cartão. Ou então, precisaria ter um gasto mínimo de R$ 5 mil mensais na fatura ou ter R$ 150 mil (agora R$ 50 mil) investidos, para conseguir isenção.

Em contrapartida, entre os benefícios oferecidos estão o já citado cashback, benefícios de viagem, como acesso gratuito à sala VIP do Aeroporto Internacional de Guarulhos, seguros de viagem e bagagem, e garantias estendidas para as compras feitas por meio dele.

Além disso, o Nubank Ultravioleta possui design exclusivo em metal e sem números, o que garante ainda mais segurança para os clientes e dá acesso aos fundos de investimento Nu Ultravioleta Multimercado e o Nu Ultravioleta Ações, cujo investimento mínimo é de R$ 500.

Cashback: 200% do CDI

Especificamente sobre o cashback, vale a pena um espaço um pouquinho maior. Isso porque muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito de como ele funciona e tambémm porque ele é o centro da campanha nova do Nubank.

Ele funciona assim: todas as compras feitas com o cartão Ultravioleta na função crédito geram 1% de cashback. Esse valor nunca expira, cresce automaticamente 200% do CDI ao ano e pode ser usado da forma que você preferir: transferindo para a conta do Nubank, transformando em milhas Smiles, investindo na NuInvest ou simplesmente deixando lá, crescendo.

O Nubank informou, inclusive, o seguinte:

Na pesquisa que fizemos recentemente com nossos clientes, 60% deles afirmaram que preferem usar o cashback do Ultravioleta como uma reserva de longo prazo, já que ele cresce automaticamente 200% do CDI. Você pode acompanhar esse crescimento pelo app em uma experiência simples, transparente e em poucos cliques.

Por exemplo: em um cenário em que a taxa CDI esteja 13%, o dinheiro cresce 26% ao ano, sem contar os descontos de impostos.

No primeiro ano de Ultravioleta, 25 milhões de milhas foram resgatadas e a maioria dos clientes que já fizeram o uso do cashback destinaram o valor para realizar compras de itens de moda, eletrônicos e experiências gastronômicas.

Resumo: vantagens e desvantagens do Ultravioleta

Vantagens do Nubank Ultravioleta

Veja o que oferece o cartão Ultravioleta do Nubank:

  • Cashback instantâneo que rende com o tempo: você escolhe como usar. Pode investir, guardar para uma viagem, usar em um jantar ou todas essas alternativas. O dinheiro é seu, a escolha para onde ele vai também é sua. Enquanto isso, seu cashback cresce a 200% do CDI;
  • Liberdade para controlar como usar seus benefícios e viver suas escolhas: clientes Ultravioleta podem investir em fundos exclusivos, resgatar seu dinheiro com apenas alguns cliques ou trocar por milhas Smiles sem limite de transferência;
  • Acesso a tudo que um Mastercard Black tem: os benefícios incluem sala VIP (apenas em Guarulhos), seguros especiais de viagem, compras protegidas, seguro bagagem e dobro de garantia dos produtos que adquirir com o cartão;
  • Design único, feito em metal: Sem números, o cartão carrega apenas o que importa de verdade: seu nome. Seus dados (números do cartão, código de verificação) podem ser encontrados só no aplicativo;
  • Qualquer um pode ter: se estiver disposto a pagar a mensalidade (R$ 49), qualquer um pode solicitar o cartão.

Desvantagens do Nubank Ultravioleta

  • Sem descontos em hoteis e pacotes de viagens: serviços que são oferecidos por outros cartões assim como assistência a cancelamento de viagens ou atraso de embarque que o Ultravioleta também não oferece atualmente;
  • Acesso às salas VIP de aeroportos mediante pagamento: o Ultravioleta oferece o acesso às Salas VIP Lounge Key Mastercard, porém, é preciso desembolsar US$ 32 por pessoa a cada acesso. Outros cartões oferecem pelo menos alguns acessos gratuitos por ano. Apenas o acesso à sala VIP de Guarulhos é permitido de forma gratuita.