O Nubank trouxe uma novidade aos seus clientes que promete melhorar a segurança contra roubos e golpes. Se você é cliente de bancos digitais e costuma utilizar seu celular para fazer boa parte de suas transações bancárias, já deve ter passado pela situação de se preocupar com o roubo do seu aparelho ou cair em algum golpe na rua.

Pensando nisso, o Nubank lançou nessa quinta-feira, 13 de outubro uma nova funcionalidade em seu aplicativo: o Modo Rua. Ela funciona de forma semelhante ao "Modo Avião" que há nos telefones, ou seja, vai limitar o funcionamento de forma rápida e fácil em determinadas situações.

Entenda melhor o Modo Rua abaixo.

O que é o Modo Rua

Por meio do Modo Rua, com poucos cliques, os clientes vão poder definir um limite de transações Pix, de transferências e de pagamentos de boletos toda vez que saírem de casa, garantindo assim uma camada extra de proteção às suas contas e cartões.

Segundo o Nubank, a função poderá ser ativada com praticidade, mas ela virá também com um sistema inteligente que reconhecerá uma rede wi-fi segura para ativar e desativar a função. Essa rede wi-fi deverá ser configurada pelo cliente, ou seja, será de escolha dele.

Quais transações serão limtadas?

Por enquanto, o Modo Rua vai funcionar para transações via Pix, TED ou pagamento de boletos. Em breve, porém, outras funções como pedir por um empréstimo e realizar uma compra no cartão também serão incorporadas à ferramenta.

O Nubank destaca que essa nova função do aplicativo vem para se somar a outros mecanismos de segurança que já são oferecidos no app, como aviso de golpe, autenticação multifatorial, modelos de inteligência artificial e análise preditiva de riscos.

Como ativar o Modo Rua no app do Nubank?

Para ativar o Modo Rua no app do Nubank, basta definir um limite de gastos fora de casa e uma rede de wi-fi segura. Depois de ativado, sempre que o cliente Nubank estiver fora dessa rede segura, ele irá bloquear transações que excederem o limite que você estipulou.

E tudo será feito de forma automática e sem complicações, ou seja, o cliente só vai precisar configurar o aparelho uma única vez para que a ferramenta funcione sempre. Não é necessário ativar ou desativar após voltar para casa. Toda vez que ele se reconectar à rede segura, ele desabilita o Modo Rua sem que seja necessário fazer qualquer coisa.

O Nubank também destacou que em breve, também será possível definir mais de uma rede de wi-fi segura para o seu dispositivo, como no trabalho ou na casa de familiares e amigos. Assim, o app também saberá quando você está nos lugares indicados.

E se precisar fazer uma transferência mais alta?

Para fazer transações acima do limite estabelecido, será necessário fazer um reconhecimento facial dentro do app do Nubank. Ele é uma espécie de "prova de vida" capaz de indicar que é o cliente mesmo que está lá no momento.

Com o reconhecimento facial, não adianta fazer uma foto da foto, ou subir imagem da galeria na plataforma - se não é você com o rosto na câmera, não vai funcionar. Isso significa que, caso o seu celular seja roubado ou furtado, mesmo que a pessoa tenha a sua senha, ela não vai conseguir fazer transações acima desse limite.

O Modo Rua já está disponível?

Por enquanto, o Modo Rua é uma ferramenta em fase de testes e por isso será liberada aos poucos aos clientes enquanto são finalizados os testes necessários.

Mas se você é cliente Nuabank, não se preocupe pois assim que ele for liberado, você será avisado. É importante, porém, manter o app atualizado.