Em setembro de 2022 o Nubank anunciou que tinha a intenção de modificar a categoria de seus Brasilian Depositary Receipts (BDRs) - NUBR33 - num processo de reestruturação deles na bolsa de valores do Brasil.

Na época, o banco anunciou que não ia deixar a B3 e que continuaria sendo uma empresa de capital aberto. As ações continuariam a ser listadas na bolsa de Nova York, a NYSE, e os BDRs continuariam listados na Bolsa Brasileira, mas o banco deixaria de ser uma empresa aberta registrada no Brasil.

Com essa mudança, o banco anunciou que os BDRs mudariam o nível de listagem em breve, passando do Nivel III para o Nível I.

Mas agora, em abril de 2023, o banco fez uma atualização do seu plano de reestruturação. Entenda o que significa essa nova divulgação feita pelo banco digital.

Bandeira do Nubank em frente à Nyse no dia do IPO do banco nos EUA. Crédito: Divulgação/Nubank
Bandeira do Nubank em frente à Nyse no dia do IPO do banco nos EUA. Crédito: Divulgação/Nubank

Nubank vai sair do Brasil?

A resposta é não. O Nubank segue operando no Brasil como sempre, atendendo os mais de 70 milhões de clientes que têm por aqui.

A única coisa que muda é a categoria dos papéis (BDRs) que são negociados na Bolsa de Valores daqui, a B3. Essa atualização divulgada serve apenas para confirmar que os papeis deixarão de ser BDRs Nível III e se tornarão BDRs Nível I Não Patrocinados.

Além disso, o Nubank divulgou que a expectativa é que a instituição depositária (ou seja, o banco responsável pelos registros e guarda dos ativos) seja o Bradesco S.A.

A atualização também destaca que o plano será apresentado agora à B3 e, em seguida, à Comissão de Valores Mobiliários - CVM (órgão regulador). Nela, está descrito como serão os procedimentos e quais são as opções dos investidores que possuem BDRs do Nubank.

Entenda a reestruturação

Quando a ação de uma empresa está em uma bolsa de valores estrangeira, existe a possibilidade de negociar frações desta ação (BDRs) na B3, a bolsa brasileira, e há diferentes categorias de BDR.

Quando o Nubank fez sua abertura de capital (IPO) em dezembro de 2021, eles optaram pela dupla listagem, colocando ações na bolsa dos Estados Unidos ao mesmo tempo em que disponibilizaram BDRs no Nível III no Brasil.

Essa foi uma escolha para garantir que investidores brasileiros pudessem participar do IPO e também a forma de viabilizar o NuSócios, programa que ofereceu, sem nenhum custo, BDRs do Nu a mais de 7,5 milhões de clientes.

No entanto, agora o banco sente a necessidade de mudar, porque essa mudança permitirá uma redução em diversos processos que hoje estão duplicados em várias jurisdições, segundo informações divulgadas pelo banco.

BDR Nível III e BDR Nível I: qual é a diferença?

Há diferentes categorias de BDR. No caso do Nubank, estamos falando de uma mudança do programa que transforma nossos BDRs de Nível III para Nível I. Entenda cada um desses níveis:

  • O BDR Nível III é emitido por empresas estrangeiras que possuem registro de companhia aberta no Brasil - ou seja, quando a empresa está registrada na Comissão Valor Mobiliários (CVM);
  • O BDR Nível I é emitido por empresas estrangeiras sem que seja necessário esse registro. Em outras palavras, a empresa está listada em uma Bolsa estrangeira, mas seus papéis podem ser negociados por aqui também.

Vale destacar que o Nível I é a mesma categoria de BDRs de grandes empresas de tecnologia globais já negociados na Bolsa brasileira.

O que muda pra quem tem BDR do Nubank?

Essa transição não muda a quantidade de BDRs que os investidores possuem atualmente. O BDR do Nu representa ⅙ (um sexto) de uma ação listada nos EUA. A alteração de categoria não muda essa condição.

Essa troca de categoria acontece na proporção um para um (1:1). Ou seja: um BDR Nível III será o equivalente a um BDR Não Patrocinado Nível I.

Quem tiver BDRs terá um período de 30 dias, a partir do momento que B3 e CVM aprovarem o novo plano, para escolher entre três opções:

1. Fazer a troca equivalente de BDRs por ações

Neste caso, o investidor se mantém como acionista do Nu e receberá ações ordinárias classe A negociadas na Bolsa de Nova York (NYSE) em troca de seus BDRs Nível III. Essa troca será feita na proporção que cada investidor já tinha (lembrando que cada BDR Nível III equivale a um sexto de uma ação negociada na NYSE).

Para ser elegível a essa opção, é preciso ter ao menos seis BDRs e uma conta ativa em uma corretora nos Estados Unidos.

2. Fazer a troca para BDRs Nível I Não Patrocinados

Os investidores que quiserem permanecer donos de BDRs do Nu poderão fazer a troca de seus recibos Nível III para os de Nível I Não Patrocinado. A proporção será de 1 para 1, ou seja, nada se altera na quantidade ou valor dos BDRs.

3. Receber o valor de seus BDRs

Quem não desejar manter seus BDRs ou trocá-los por ações nos Estados Unidos receberá o valor equivalente por eles, menos os tributos devidos.

O procedimento é o seguinte: será realizada a venda, na bolsa americana - NYSE, das ações que servem de lastro para os BDRs Nível III. Os valores em dólares dessas vendas serão convertidos em reais de acordo com a taxa de câmbio atualizada, e o valor proporcional será depositado.

Importante: no momento da aprovação deste plano, os investidores terão 30 dias para escolher entre uma dessas três opções, de acordo com instruções que serão enviadas para cada um. As pessoas que não manifestarem sua escolha entrarão automaticamente na opção 3.

Tire suas principais dúvidas:

  1. O Nubank vai sair da Bolsa? Não. O Nubank continua sendo uma empresa de capital aberto. As ações continuarão a ser listadas na bolsa de Nova York, a NYSE e os BDRs continuam listados na Bolsa Brasileira. Isso significa que o Nubank continua sob a supervisão rigorosa da Securities and Exchange Commission (SEC), a entidade reguladora do mercado norte-americano. E os BDRs Nível I continuarão sendo negociados na B3. Além disso, os documentos que divulgamos aos investidores, incluindo a apresentação de resultados, estarão disponíveis também no idioma português na página de Relações com Investidores.
  2. O Nubank vai fechar no Brasil? O Nubank não vai fechar no Brasil. O anúncio é apenas a reestruturação do programa de BDRs. Essa mudança é apenas uma reestruturação do programa de BDRs. O Nubank disse que "segue trabalhando para simplificar cada vez mais a vida financeira dos nossos mais de 70 milhões de clientes aqui no país".
  3. Muda algo para NuSócios? Clientes NuSócios com "pedacinhos" do Nu continuarão com as mesmas opções que sempre tiveram: seguir como acionistas ou vender seus papéis e receber o dinheiro.
  4. Os BDRs continuam com o mesmo valor? O BDR do Nu representa ⅙ (um sexto) de uma ação listada nos EUA. A alteração de categoria de Nível III para Nível I não muda essa condição. Como todo BDR, seu valor na bolsa pode sempre variar com as flutuações do mercado.
Importante: para NuSócios vale a mesma regra que outros donos de BDRs. O banco vai enviar uma comunicação perguntando o que você quer fazer com seu pedacinho. Caso você não escolha em até 30 dias, ele será vendido e você receberá o valor em sua conta. As opções estarão disponíveis no app do Nubank ao longo dos próximos meses.