O domingo de Páscoa acontece no dia 09 de abril, e com a proximidade da data, muitas pessoas já estão à procura dos presentes. Em geral, os ovos de chocolate costumam ser os itens mais visados, porém, o aumento dos mesmos, em relação ao mesmo período de 2022, chega agora a até 35%.
É o que aponta uma pesquisa feita pela empresa de inteligência de mercado Horus. E quem lidera essa alta nos preços, com aumento superior a 30%, são os produtos de chocolate da marca Lacta.
Abaixo, entenda o que levou a essa alta desenfreada dos produtos, bem como tenha acesso aos dados da pesquisa feita pela Horus, com as marcas e respectivos aumentos médios.
O que levou ao aumento dos ovos de Páscoa?
Em suma, muitos são os motivos que levaram à alta desenfreada dos produtos. É o que explica Luiza Zacharias, diretora da Horus Inteligência de Mercado.
Dentre os principais motivos que levar ao aumento, estão:
- Inflação: De acordo com Zacharias, o valor dos insumos para produção do chocolate, aumentaram muito. Exemplo disso, são os preços do leite, cacau e o açúcar. O aumento foi tanto, que o chocolate ficou 13,9% mais caro nos últimos 12 meses, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Por outro lado, a inflação geral, entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023 foi de 6,66%.
- Pandemia controlada: Outro motivo apontado por Zacharias, é a pandemia. Em suma, ela estava presente durante a Páscoa em anos anteriores. "Neste ano, a pandemia está totalmente afastada da nossa vida, bem diferente dos anos anteriores, em que a Páscoa foi mais reprimida por conta da questão da pandemia".
Resultados da pesquisa sobre os ovos de Páscoa
De acordo com a Horus, a pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 18 de março. A apuração foi realizada em lojas pequenas de varejo, supermercados e atacarejos em todo o país. Em suma, a pesquisa considera o preço médio dos ovos encontrados nos estabelecimentos pesquisados.
A partir da pesquisa, a empresa constatou as seguintes altas, divididas por tamanho e marca:
A) Ovos de 100g a 250g
- Lacta: houve uma alta de 26,6%, passando de R$ 46,27 para R$ 58,57;
- Kinder: houve uma alta de 17,1%, passando de R$ 71,32 para R$ 83,51;
- Kit Kat: houve uma alta de 14,5%, passando de R$ 43,05 para R$ 49,28;
- Prestígio: houve uma alta de 14%, passando de R$ 41,3 para R$ 47,10;
- Arcor: houve uma alta de 13,5%, passando de R$ 30,17 para R$ 34,26;
- Ferrero Rocher: houve uma alta de 7%, passando de R$ 72,99 para R$ 78,12;
- Nestlé: houve uma alta de 5,3%, passando de R$ 43,84 para R$ 46,17.
B) Ovos de 250g a 350 g
- Lacta: o aumento foi de 35% (de R$ 42,65 para R$ 57,56);
- Diamante Negro: o aumento foi de 34,5% (de R$ 44,11 para R$ 59,34);
- Bis: o aumento foi de 31,6% (de R$ 43,58 para R$ 57,34);
- Talento: o aumento foi de 11,3% (de R$ 51,23 para R$ 57,02);
- Alpino: o aumento foi de 8% (de R$ 51,58 para R$ 55,72);
- Kit Kat: o aumento foi de 7,1% (de R$ 51,53 para R$ 55,22).
PROCON-SP também alerta
Segundo o Procon de São Paulo, a diferença de preços pode chegar a mais de 320% entre estabelecimentos diferentes. Exemplo disso, é o ovo de Páscoa crocante da Garoto, de 215g. Enquanto um estabelecimento vende o produto a R$ 155,15, outro vende a R$ 36,90. Ou seja, há uma diferença de 320,46%.
Sendo assim, antes de você sair comprando os ovos de Páscoa em qualquer lugar é imprescindível fazer uma consulta em vários locais. Só assim, você vai conseguir encontrar o que seja mais em conta, e que pese menos no seu bolso, apesar da alta absurda que o item teve em 2023.
O que levou ao aumento dos ovos de Páscoa em 2023?
Dentre os principais motivos que levar ao aumento, estão: inflação e pandemia controlada.
Quais as marcas de ovos de Páscoa que ficaram mais caros em 2023?
Segundo a pesquisa da Horus, quem lidera essa alta nos preços, com aumento superior a 30%, são os produtos de chocolate da marca Lacta, seguidos pelo Diamante Negro e BIS.
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