Anterior ao processo de digitalização, os bancos tradicionais eram a única forma de fazer movimentações financeiras. Entretanto, com a chegada do banco digital, o mercado foi rapidamente transformado. É dito isso, pois os bancos digitais trouxeram várias vantagens aos consumidores, como o acesso facilitado e os custos de tarifas menores. E isso, democratizou e popularizou ainda mais, o sistema financeiro.
Porém, escolher um banco para fazer as operações de forma constante, demanda uma pesquisa mais aprofundada. Ainda mais, para saber se aquela é a melhor forma para o seu tipo de utilização na plataforma.
Diante disso, confira abaixo, um pouco mais sobre as principais particularidades entre um banco digital, e um banco tradicional.
Quais as principais diferenças entre Banco Digital x Banco Tradicional?
Em suma, os bancos digitais e tradicionais podem ser divididos por sua infraestrutura, bem como pela forma de funcionamento, em todos os aspectos. Mesmo que ambas as empresas disponibilizem o mesmo serviço, a operação e o manuseio dos serviços, podem ser diferente.
Por isso, confira a seguir, algumas das principais características que podem determinar as diferenças entre os dois modelos de instituição.
1. Plataforma de funcionamento
A diferença principal entre um banco digital, e um banco tradicional, está na sua forma de funcionamento. Enquanto os bancos tradicionais operam por meio de uma plataforma analógica, os bancos digitais usam a tecnologia ao seu favor.
2. Acessibilidade e inovação
Devido a sua plataforma digital, os bancos digitais são mais acessíveis e inovadores. É dito isso, pois todos os seus procedimentos, desde a abertura de conta ao atendimento, e movimentações, são feitos de forma digital - sejam elas por meio de desktops ou dispositivos móveis.
3. Atendimento
Um banco tradicional sempre conta com uma agência física, enquanto um banco digital, terá toda a sua operação feita à distância. Sendo assim, enquanto em um ambiente físico, você precisa ir até à agência, em um banco digital é possível resolver as questões por telefone ou através da internet. E isso facilita muito a vida dos seus clientes.
4. Custos operacionais
A diferença mais gritante entre um banco digital e um tradicional, tem relação com os custos tarifários. Se no ambiente tradicional temos taxas como cesta de manutenção e outros gastos adicionais, um banco digital disponibiliza todos os principais serviços bancários de forma gratuita.
Quais os principais bancos digitais do mercado?
Após entender as principais diferenças, vamos te mostrar a seguir, as principais opções disponíveis no mercado:
1. Nubank
O Nubank, com apenas 3 anos de vida, é uma das principais empresas do segmento, com 66,4 milhões de correntistas entre pessoa física e jurídica. Entre os destaques, é possível citar:
- TED’s ilimitados para outras instituições financeiras;
- Depósito por boleto;
- Empréstimos sujeitos à aprovação;
- Opção de pagamento no débito e saques diretos da NuConta.
2. Banco Inter
O Inter foi o primeiro a se transformar no primeiro banco digital 100% do Brasil. Ao contar com mais de 20,7 milhões de clientes, os consumidores do Banco Inter podem contar com soluções como:
- Conta digital totalmente gratuito;
- Seguros diversos;
- Plataforma de investimentos em renda fixa e variável;
- Conta kids;
- Cartão de débito e crédito;
- TED’s ilimitados
3. Neon
A Neon nasceu em 2016, disponibiliza uma conta 100% digital, e oferta isenção de tarifas nos serviços dos aplicativos. Após uma parceria com o Banco Votorantim, em 2018, a financeira se reinventou neste mercado. Entre os principais destaques, estão:
- Cartão digital internacional sem anuidade;
- Programa de fidelidade que troca pontos por isenção nas tarifas;
- Cartão sem anuidade e tarifas reduzidas em serviços.
4. Next
O Banco Next é o banco digital do Bradesco. Assim, o correntista tem o respaldo de uma das principais instituições do Brasil. Entre os principais destaques, estão:
- Transferências gratuitas e ilimitadas para todos os bancos;
- Saques gratuitos e ilimitados nos caixas do Bradesco e Rede Banco24Horas;
- Benefícios exclusivos com parceiros como Uber, Veloe, Cobasi, entre outros.
5. Banco Original
Por o Banco Original surgiu em 2011, a partir da fusão entre o Banco JBS e o Banco Matone. Entre os seus diferenciais, está o fato que o banco digital tem alguns espaços físicos para atendimento em cidades como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Entre os principais destaques, estão:
- Depósito por cheque de maneira gratuita;
- Programa de cashback em compras feitas com o cartão de crédito Original;
- Atendimento pessoal em 4 cidades do Brasil.
Qual banco vale mais a pena?
Em geral, não é possível afirmar qual é o melhor banco digital. É dito isso, pois tudo vai depender das suas necessidades e usabilidade com os serviços. Sendo assim, é preciso analisar quais serão os pontos mais importantes e usados em uma conta-corrente.
Ademais, esperamos que o material acima tenha esclarecido as suas dúvidas, e tornado mais claro, o que é o melhor para você. Só assim, você poderá saber o que escolher de forma mais segura e consciente.
Quais as principais diferenças entre Banco Digital x Banco Tradicional?
As principais diferenças são: 1. Plataforma de funcionamento; 2. Acessibilidade e inovação; 3. Atendimento; 4. Custos operacionais.
Quais os principais bancos digitais do mercado?
As principais opções disponíveis no mercado, são: Nubank, Banco Inter, Neon, Next, e Banco Original.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.