Embora muitas pessoas não saibam, tudo que elas fazem com as suas finanças está sendo monitorado. Em geral, os pagamentos atrasados, as compras no cartão de crédito, os empréstimos e dívidas influenciam o seu perfil financeiro, que pode ser avaliado pelo score de crédito do Serasa.

E recentemente, o Serasa alterou a sua metodologia de pontuação, e assim, a Serasa Score 2.0 passou a vigorar. Em suma, esse sistema visa entregar ao consumidor uma experiência mais transparente sobre os comportamentos que afetam os números.

Além disso, o cálculo também passou por algumas alterações importantes, que consideram os bons hábitos, bem como o cadastro positivo como principais fatores. Abaixo, confira os detalhes.

Por que o Serasa alterou sua metodologia?

De acordo com a gerente executiva do Serasa Score, Amanda Castro, a alteração visa ser mais fiel à realidade dos consumidores. Além disso, o objetivo é contribuir para a organização e educação financeira de quem está em busca de crédito.

"As pessoas poderão ver de forma mais clara quais fatores impactam cada mudança na pontuação do seu score, sendo possível entender em qual categoria você está indo bem e qual ainda pode melhorar", explicou Amanda Castro.

A partir da nova versão do score 2.0, que está sendo liberado por etapas, 44% dos brasileiros cadastrados no Serasa aumentaram a sua pontuação. E isso, facilita o acesso a crédito a mais de 30 milhões de usuários. Do total, 23% dos usuários precisam ter redução. Para 33%, a pontuação seguirá sem alteração.

As alterações foram feitas para adequar o Score 2.0 ao cenário atual. "O Serasa Score afeta a vida de milhões de brasileiros que buscam crédito. Trabalhamos constantemente para que ele se mantenha fiel à realidade financeira dos consumidores", explica Amanda. "Por isso que as atualizações tecnológicas precisam ser permanentes", finaliza Castro.

Como aumentar o score?

Abaixo, de forma a garantir uma boa pontuação, o Serasa recomenda as seguintes práticas:

  • É necessário manter as suas contas em dia, independente se são as contas de casa, como luz, água, internet, ou a fatura do cartão de crédito;
  • Evitar a todo custo cair na inadimplência, ou seja, o nome sujo;
  • Por fim, é fundamental manter os dados na instituição sempre atualizados.

Ademais, vale ressaltar que a consulta ao Score é gratuita. Além disso, ela pode ser feita no site ou aplicativo do Serasa Consumidor, por meio de um cadastro informando seu CPF, nome completo e dados para contato.

O acesso ao sistema e a consulta das novidades pode ser feita por meio do site do Serasa.