O futuro já está aqui e a varejista C&A pode provar. Ela acaba de lançar em suas lojas físicas uma nova forma de pagamento que é super inovadora: por meio de biometria facial.

Isso significa que a partir de agora, os clientes da loja não vão mais precisar de cartão na hora de efetuar o pagamento. Basta se aproximarem do Caixa com o rosto e pronto, a compra estará autorizada da forma que o cliente preferir.

A implementação dessa modalidade de pagamento iniciou em maio deste ano e já está disponível em toda a rede. Segundo a C&A, o objetivo é oferecer uma experiência melhor para os clientes, aumentar a segurança e as ações anti-fraude, mas também difundir o uso do C&A Pay.

Créditos: Divulgação
Créditos: Divulgação

Tendência, segurança e agilidade

"Aos consumidores, o método proporciona uma melhor experiência de compra com agilidade e fluidez na hora de pagar pelos seus novos produtos. Em um momento em que o consumo é phygital, tornar a compra presencial tão rápida quanto no e-commerce é fundamental", disse o CEO da C&A, Paulo Correa, em comunicado oficial à imprensa.

Mas além disso, o que a C&A está fazendo não deixa de ser um movimento esperado, segundo aqueles que entendem desse mercado. Isso porque na China, por exemplo, onde o varejo vem crescendo significativamente, o uso do reconhecimento facil já é comum. O país é uma referência no uso desse tipo de tecnologia.

Espera-se que até 2026 esse tipo de tecnologia movimente US$ 9,8 trilhões em todo o mundo, ou seja, outras redes deverão adotar sistemas parecidos muito em breve, pelo menos nos países desenvolvidos.

Um dos fatores que contribui para essa ser uma tendência é a questão da segurança. A companhia diz que espera prevenir fraudes de identidade, além de garantir mais proteção de dados, já que atualmente transações fraudulentas são um dos grandes problemas para o varejo.

Como vai funcionar

O sistema de compra por meio do reconhecimento facil está disponível para os cadastrados no &A Pay, serviço de cartão digital da varejista. Tendo o cadastro, na hora da compra a foto do cliente aparece no caixa ao atendente.

Por enquanto, o sistema ainda está solicitando aos clientes o número do CPF e uma senha. trata-se de uma medida de adaptação e de teste da nova ferramenta. No entanto, a partir de agosto, até mesmo a senha não será mais necessária. Ainda assim, pelo menos por um tempo, o número do documento da pessoa será solicitado.

"Nossa ideia é tirar a senha em agosto, e a compra ser feita apenas informando documento e operar só na face. A senha só deve ser usada em situação de atividade suspeita ou eventualmente quando tiver alguma indisponibilidade de sistema", explicou o diretor executivo da C&A, Levi Fonseca.

O C&A Pay

O C&A Pay é um aplicativo desenvolvido pela varejista, usado por clientes para acessar crédito digital, fazer compras ou pagamentos nas lojas da C&A.

Ele é 100% gratuito e não tem anuidade, oferece opções de parcelamento diferenciadas para compras na rede de lojas, entre outros benefícios para compras nas lojas físicas, como: fila expressa no caixa, caixa para presente, provador com mais peças, entre outros.

O cadastro pede apenas algumas informações pessoais, como identificação, e-mail e número de telefone, além de uma foto no aplicativo do C&A Pay.O passo a passo é o seguinte:

  1. Baixe o APP C&A Pay - disponível para Android e iOs;
  2. Faça seu cadastro - Leva menos de 5 minutos e aprovação acontece na hora;
  3. Cadastre sua senha;
  4. Comece as compras.

C&A quer ser uma Fashion Tech

Essa novidade é, na verdade, apenas mais uma de uma série de iniciativas que a empresa vem adotando para facilitar a compra para os clientes, além de se consolidar como uma fashion tech.

Além das compras com reconhecimento facial, ela também já oferece autoatendimento, em que o cliente tem mais autonomia para pagar as compras em totens disponíveis na loja - o que outras redes, como a Renner, também já estão utilizando -, até a iniciativa de venda por WhatsApp.

Além disso, a empresa também criou recentemente uma estratégia de negócios chamada C&A Fashion Tech. Portanto, em breve, mais novidades devem vir aí.