Não é de hoje que os criminosos tentam enganar e fazer vítimas. São inúmeras as formas que os golpistas agem. E com a chegada das transações via internet, ficou ainda mais fácil para aqueles de má fé.

Agora, criminosos estão tentando enganar e roubar dados de usuários para consulta de Valores a Receber do BC (Banco Central). No último domingo (8), a Polícia Federal alertou sobre os casos que acontecem por meio das redes sociais.

De acordo com a PF, os estelionatários estão enviando mensagens pelo WhatsApp, prometendo realizar saques imediatos do dinheiro esquecido nas contas bancárias através de Pix.

Como funciona o golpe dos Valores a Receber?

Com a intenção de passar a impressão para os usuários de que se tratava de algo real, os golpistas usavam a assinatura do Banco Central, além de prints falsos como se outras pessoas estivessem confirmando a procedência da consulta.

Quando a vítima clica na mensagem enviada pelos criminosos, o sistema direciona para o preenchimento de um formulário no qual solicita os dados do usuário, como nome completo e CPF.

Após o preenchimento dos dados, os usuários recebiam a informação que possuíam o valor de R$ 1.915 para saque. Segundo a PF, o valor era fixo e aparecia para todas as vítimas. No formulário, os criminosos solicitavam uma chave pix e uma senha, e ainda instruíam que a vítima compartilhasse o link do golpe com seus contatos para que todos pudessem receber o dinheiro prometido.

Giovanni Santoro, porta-voz da Polícia Federal em Pernambuco, disse que o objetivo dos golpistas era abrir contas correntes em bancos, através dos dados fornecidos pelos usuários, ter acesso a cartão de crédito e cheque especial em nome das vítimas, além de estarem abrindo empresas fantasmas ou realizando compras pela internet.

O porta-voz da PF disse que o link também poderia fazer com que celulares fossem invadidos, e que os estelionatários poderiam se passar pelas vítimas e fazer outros golpes.

Como se proteger de golpes?

Caso você tenha caído num desses golpes, a vítima deve procurar a Polícia Civil do seu estado e registrar a ocorrência. Vale ressaltar que o sistema Valores a Receber segue suspenso e o Banco Central ainda não deu previsão de quando será a próxima fase.

Outra questão é que o Banco Central não envia mensagens por WhatsApp e nem SMS, sendo o único link oficial para saber se tem dinheiro esquecido nas contas é pelo site https://valoresareceber.bcb.gov.br/.

Segundo o Banco Central, o sistema foi liberado em fevereiro de 2022 e suspenso em maio do mesmo ano após a greve dos servidores, fazendo com que o sistema fosse adiado.

O BC ressalta que deverá informar em "breve" sobre valores de falecidos para novas consultas e resgate de saldos. Porém, ainda não há uma data prevista para a reabertura do sistema.