O Sistema Valores a Receber (SVR) entrou em uma nova fase de liberação, destinando um total de R$ 6 bilhões para cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas. Os saques já estão sendo realizados desde o início de março, mas ainda é possível solicitar o resgate para aqueles que ainda não o fizeram. No entanto, é importante lembrar que nem todos terão grandes quantias esquecidas para recuperar.

Conforme informado pelo Banco Central, o valor estará sempre disponível na instituição financeira credora para o interessado resgatar, sem prazo determinado para solicitação. O Sistema Valores a Receber (SVR) continuará operando de forma contínua e sem interrupções programadas, permitindo que todos possam reaver o dinheiro esquecido no sistema financeiro.

O Sistema Valores a Receber (SVR) amplia sua abrangência

O Sistema Valores a Receber (SVR) desta vez incluiu fontes de recursos esquecidos que não foram contempladas nos lotes do ano anterior. Foram acrescentadas contas de pagamento pré ou pós-pago encerradas, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas, bem como outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.

Além dessas fontes, o SVR abrange os seguintes valores, já disponíveis para saque em 2022:

  • Contas-corrente ou poupança encerradas;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
  • Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados;
  • Tarifas cobradas indevidamente; e
  • Parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente.

Como consultar os Valores a Receber?

O único site que é possível consultar a disponibilidade de eventual dinheiro esquecido é o https://valoresareceber.bcb.gov.br/. É também neste site que é possível solicitar a devolução de valores tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, inclusive em casos de falecimento. Para solicitar a restituição do dinheiro, siga os passos indicados abaixo:

  1. Faça login na sua conta Gov.br de nível prata ou ouro;
  2. Acesse a opção 'Meus Valores a Receber';
  3. Leia e aceite o Termo de Ciência;
  4. Confira os dados;
  5. Solicite o valor.

Cada pessoa terá apenas 30 minutos dentro do sistema para realizar todas as operações necessárias. Este tempo é suficiente, mas é importante ficar atento ao relógio no canto superior da tela para não ultrapassar o tempo limite. Além disso, há a opção de solicitar o resgate diretamente pelo sistema online e receber o valor via Pix.