O Sistema Valores a Receber do Banco Central, voltou a estar liberado às 10 horas dessa terça-feira, 7 de março, para saque de dinheiro que ficou esquecido em contas bancárias e outros serviços financeiros. Desde a última terça, dia 28 de fevereiro, as consultas já estavam abertas.

Porém, como já era de se esperar, um grande número de pessoas acessou a ferramenta ao mesmo tempo e por isso, o serviço pode estar indisponível temporariamente para alguns cidadãos.

Algumas pessoas que estão tentando entrar no site recebem a seguinte mensagem:

Créditos: Reprodução/SVR/BC
Créditos: Reprodução/SVR/BC

Natualmente, esse ocorrido foi alvo de várias postagens nas redes sociais, como na publicação abaixo:

Cidadãos se deparam com fila virtual

Diferentemente do que ocorreu no ano passado, quando o site do Banco Central simplesmente saiu do ar, inclusive por alguns dias, dessa vez, os aprimoramentos desenvolvidos incluíram uma fila de espera virtual.

Isso possibilita que a pessoa aguarde enquanto não chega a sua vez de fazer o saque. No entanto, mesmo a fila virtual tem um limite e por isso a mensagem acima.

O Banco Central alerta, porém, que a população não deve se preocupar pois se o saque não for possível hoje, o dinheiro seguirá disponível até que o valor seja resgatado.

300 mil pessoas aguardam

Segundo informações divulgadas logo após a liberação da ferramenta, a fila de espera chega a passar das 300 mil pessoas e o tempo de espera é de quase 2 horas.

Quem consegue entrar na fila vai sendo informado em tempo real a respeito de sua posição e do tempo que falta para se atendido:

Créditos: Reprodução/SVR/BC
Créditos: Reprodução/SVR/BC

O post abaixo mostra que essa fila de espera, por sua vez, também foi alvo de comentários:

O que fazer?

A orientação do Banco Central é para aguardar. Quem já está na fila virtual deve esperar pois no tempo previsto chegará a sua vez de fazer o saque e quem não conseguiu entrar na fila de espera poderá fazê-lo em breve, na medida em que o número de acessos for diminuindo.

Valores a Receber 2023: como vai funcionar?

De acordo com o Banco Central, todos os cidadãos poderão acessá-la (pessoa física e jurídica). A consulta pode ser feita com o CPF e data de nascimento.

Nessa segunda etapa serão até 10 novos tipos de serviços financeiros englobados pelo sistema - até então era 7 novos tipos previstos.

Os serviços que deverão ser disponibilizados são:

  • Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  • Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
  • Entidades em liquidação extrajudicial FGC (Fundo Garantidor de Créditos);
  • FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito).
  • Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  • Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível; e
  • Outras situações que ensejam valores a devolver reconhecidas pelas instituições.
  • Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
  • Tarifas cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários de cooperativas de crédito;
  • Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados.

Repescagem da 1ª etapa

Quem não fez a consulta, ou fez a consulta mas não solicitou o resgate dos valores na primeira oportunidade terá uma nova oportunidade agora, nessa segunda etapa, já que todos e os serviços englobados na primeira etapa, também estarão englobados na segunda.