Após o anúncio do Governo Federal para os descontos nas vendas de carro zero quilômetros, o mês de junho de 2023 foi marcado por um crescimento surpreendente nas vendas de carros novos no Brasil.

De acordo com a FENABRAVE - Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, que representa mais de 7.400 Concessionárias de Veículos em mais de 1.100 municípios brasileiros, as vendas tiveram um aumento de 11,41% em relação ao mês anterior. Isso significa que foram vendidos 142.017 automóveis em junho, contra 127.478 em maio.

E comparação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 6,33%.

Marcas que mais se destacaram nas vendas

A liderança no ranking de vendas em junho ficou com a Fiat, que conquistou uma fatia de 18,59% do mercado, vendendo impressionantes 26.403 veículos. Logo atrás, temos a Volkswagen, com 17,25% de participação e 24.503 carros vendidos. Em terceiro lugar, a GM (General Motors), com 15,31% de market share, totalizando 21.736 automóveis comercializados.

Confira a lista completa das fabricantes e suas respectivas participações no mercado:

  • Fiat - 18,59% - 26.403 veículos
  • Volkswagen - 17,25% - 24.503 veículos
  • GM - 15,31% - 21.736 veículos
  • Hyundai - 8,75% - 12.432 veículos
  • Toyota - 8,21% - 11.659 veículos
  • Jeep - 6,89% - 9.783 veículos
  • Renault - 6,28% - 8.917 veículos
  • Honda - 4,69% - 6.666 veículos
  • Nissan - 3,37% - 4.781 veículos
  • Citroen - 2,16% - 3.073 veículos
  • Outros - 8%

Além disso, vale destacar o desempenho acumulado no mês de junho. Nesse caso, a GM alcançou o maior índice, com 16,51% dos automóveis vendidos. Confira a lista completa das fabricantes no acumulado do mês:

  • GM - 16,51%
  • Fiat - 16,44%
  • Volkswagen - 15,74%
  • Hyundai - 10,03%
  • Toyota - 9,08%
  • Jeep - 8,63%
  • Renault - 5,80%
  • Honda - 4,65%
  • Nissan - 3,78%
  • Citroen - 1,80% Outros - 8%

No ranking dos emplacamentos em junho de 2023, o VW/Polo conquistou o primeiro lugar, com 9.949 carros emplacados. Em segundo lugar, temos o GM/Onix, com 8.261 emplacamentos, seguido pelo VW/Cross, com 7.264 emplacamentos. Mais informações é possível conferir neste link.

Aumento da procura por carros novos subiu 260% em Junho

De acordo com a FENABRAVE, a primeira semana do programa de vendas de carro 0km teve um avanço na procura pelos automóveis.Inicialmente planejado para conceder descontos no valor de R$ 500 milhões, o programa agora contará com um acréscimo de mais R$ 300 milhões. Segundo Andreta Jr., houve um aumento significativo no fluxo de clientes nas concessionárias, especialmente nas marcas que possuem uma variedade maior de modelos de entrada. O aumento nas visitas variou de 30% a mais de 260%, em alguns casos.

Andreta Jr. afirmou que, para impulsionar ainda mais o sucesso da Medida Provisória, que já vem sendo reforçada com descontos adicionais oferecidos pelas montadoras, foi benéfico o governo aumentar os investimentos destinados a automóveis e comerciais leves. Considerando que o volume inicial de R$ 500 milhões foi esgotado em menos de 30 dias, o Ministério da Fazenda decidiu aumentar o montante total em mais de R$ 300 milhões por meio da MPV 1178.

Após a extensão do programa de descontos para a compra de carros zero-quilômetro, com um novo aporte de R$ 300 milhões pelo governo, já foram vendidas 45.200 unidades com preços mais vantajosos, segundo análise da JATO do Brasil.

A pesquisa comparou os registros de emplacamento de veículos no Brasil com a lista de carros elegíveis no programa de incentivo governamental. Mais de 30 modelos estão sendo comercializados dentro do programa, que oferece subsídios através da redução dos impostos PIS e Cofins.

Os descontos foram estabelecidos pela Medida Provisória MPV 1175, e a nota fiscal de compra dos veículos indica o "Venda com desconto patrocinado devido à Medida Provisória nº 1.175, de 5 de junho de 2023". Os descontos para veículos de passeio variam de R$ 2.000 a R$ 8.000.