Em uma grande parceria, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o Google lançaram um programa de bolsas de estudo com o objetivo de capacitar jovens brasileiros em áreas de alta demanda no mercado de trabalho.

A iniciativa, que oferece 70 mil bolsas, visa preparar os participantes para carreiras promissoras, especialmente no setor tecnológico, que segue em constante expansão no Brasil e no mundo. Os cursos oferecidos cobrem sete áreas fundamentais para o mercado atual:

  1. Suporte de TI: Profissionais dessa área solucionam problemas para garantir o funcionamento adequado de computadores e redes;
  2. Análise de Dados: Analistas coletam, transformam e organizam dados para apoiar a tomada de decisões empresariais;
  3. Gerenciamento de Programas: Responsáveis por assegurar que os programas organizacionais sejam geridos e finalizados com o máximo valor agregado;
  4. Design UX: Profissionais de design criam produtos digitais e físicos que são mais intuitivos e agradáveis de usar;
  5. Marketing e E-commerce: O programa desenvolverá competências para cargos de entrada, ensinando o uso de diversas ferramentas e plataformas de marketing e comércio eletrônico;
  6. Cibersegurança: Quem cursa cibersegurança aprende a proteger sistemas e redes contra ameaças e a responder a incidentes de segurança;
  7. Inteligência Artificial: Quem cursa inteligência artificial desenvolve algoritmos que permitem que máquinas executem tarefas inteligentes.

Veja o regulamento

Inscrições e requisitos

As inscrições para as bolsas estão abertas e são gratuitas, permitindo que jovens a partir de 16 anos participem do processo seletivo. Não há exigência de conhecimento prévio. Para participar, basta acessar o site do CIEE e preencher o formulário de inscrição.

O preenchimento do Formulário de Cadastro é de total responsabilidade de cada participante. Além disso, é necessário cadastrar um e-mail de uso frequente, pois todos os contatos serão realizados exclusivamente por este canal.

Estão aptos a se inscrever no Processo Seletivo para concorrer a uma das bolsas de estudos do Programa aqueles que atendam a todos os requisitos abaixo:

  1. a) ter concluído ou estar matriculado e cursando o Ensino Médio, Técnico ou Superior;
  2. b) residir e estar domiciliado no Brasil;
  3. c) ter acesso à internet, pois as bolsas de estudo são destinadas a cursos online;
  4. d) possuir uma conta de e-mail ativa;
  5. e) aceitar todas as condições de participação descritas no Regulamento.

Certificado e validade das bolsas

Os participantes serão classificados com base na ordem de inscrição e nos critérios abaixo, essenciais para promover a inclusão de públicos sub-representados:

  • Jovens em situação de vulnerabilidade social
  • Público feminino
  • Pessoas pretas, pardas e indígenas
  • Pessoas LGBTQIAP+
  • Pessoas com deficiência (PCD)

Em caso de empate, será utilizado como critério de desempate a ordem cronológica de inscrição (data e hora), favorecendo o participante que realizou sua inscrição primeiro no processo seletivo.

Os cursos são ministrados pela plataforma Coursera e, ao final, os participantes que concluírem as atividades e passarem nos testes recebem um certificado emitido pelo Google e Coursera. As bolsas terão validade até 1º de junho de 2025, permitindo flexibilidade para os jovens concluírem a formação.