O Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17), no Espírito Santo, abriu inscrições para seu Programa de Estágio de Nível Superior em 2025. O Edital Permanente foi publicado na última sexta-feira, 31 de janeiro, e as inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro. As provas estão marcadas para o dia 16 de março.

O programa visa selecionar estudantes para estágio em diversas áreas de graduação e pós-graduação, oferecendo oportunidades em municípios como Vitória, Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Linhares, Mimoso do Sul, Nova Venécia, São Mateus e Venda Nova do Imigrante.

Vagas e requisitos

O processo seletivo prevê o preenchimento de vagas imediatas e formação de cadastro de reserva. Do total de oportunidades, 10% são destinadas a candidatos com deficiência e 30% para estudantes negros.

Podem participar da seleção estudantes matriculados e com frequência regular em cursos de graduação e pós-graduação, em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação. O estagiário de graduação deve ter, no mínimo, um ano de disponibilidade para estagiar, enquanto o de pós-graduação deve ter pelo menos seis meses.

As áreas contempladas para graduação incluem Administração, Arquitetura, Arquivologia, Artes Plásticas, Audiovisual, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Cinema, Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade), Design Gráfico, Direito, Engenharia (Civil, Elétrica e Mecânica), Fotografia, História, Informática e Marketing.

Já para a pós-graduação, as áreas contempladas incluem Arquitetura, Assessoria de Imprensa, Comunicação Institucional, Design Gráfico, Direito, Engenharia (Civil, Elétrica e Mecânica), Informática, Jornalismo Digital, Marketing em Mídias Digitais, Produção Multimídia e Publicidade.

Os estagiários selecionados receberão bolsa de R$ 976,00 para graduação, com carga horária de 20 horas semanais, e R$ 1.914,28 para pós-graduação, com carga horária de 30 horas por semana.

Os interessados devem se cadastrar no site do CIDE (www.ciderh.org.br) e se candidatar à vaga de código 11460. Após essa etapa, será enviado um e-mail com o link para o formulário de inscrição.

Etapas do processo seletivo

A seleção ocorrerá por meio de prova online, que será aplicada no dia 16 de março, e será composta por questões objetivas e redação. Para a área de Direito, haverá também uma questão discursiva.

As disciplinas cobradas incluem Língua Portuguesa, Informática e conhecimentos específicos da área de formação do candidato.

O resultado final será divulgado nos sites do TRT-17 e da organizadora do processo seletivo, o CIDE.

A seleção terá validade de um ano, podendo ser prorrogada por igual período. Já a duração do estágio será de até um ano, com possibilidade de renovação por mais um ano, totalizando dois anos no programa.