O rápido avanço da tecnologia vem trazendo grandes benefícios em diversas áreas. Entretanto, por outro lado, esse avanço acabou transformando algumas profissões e atá mesmo eliminando outras. Contudo, existem outras profissões que mesmo com os avanços da tecnologia, nunca deixarão de existir.

Para quem pensa em seguir carreira em alguma área estável e que tenha futuro, poderá conferir neste artigo, 5 carreiras que vão resistir ao avanço tecnológico e podem ser uma boa opção.

5 Carreiras que vão resistir aos robôs e IA

Cirurgião-dentista

Este é um exemplo de carreira e profissão que deverá resistir ao tempo e ao avanço tecnológico. Mesmo que o avanço tecnológico também tenha invadido esta área, sempre será necessária a presença humana. Até porque, o relacionamento de confiança entre dentista e paciente ainda é fundamental, principalmente em procedimentos cirúrgicos e tratamentos um pouco mais complexos.

Ainda não é possível imaginar um paciente aceitando extrair um dente ou fazendo um tratamento de canal com um robô. Isso porque, é uma área que necessita da interação humana.

Músicos

Mesmo coma a inteligência artificial avançando no meio musical, dificilmente o ramo será dominado por máquinas. Isso porque, mesmo que possa criar e compor músicas, a inteligência artificial ainda não tem ainda a emoção e inspiração que os humanos possuem. Essa emoção não pode ser replicada por algorítimos.

Apresentações ao vivo, shows e a conexão com o público, manterá essa profissão muito forte por um longo tempo.

Fonoaudiólogos

Outra profissão na área da saúde que dificilmente será substituída por robôs é a fonoaudiologia. Os fonoaudiólogos são fundamentais para diagnosticar e tratar distúrbios de fala e audição.

Mesmo com o uso da tecnologia para o auxílio de tratamento, é fundamental a interação humana nesta área. Precisando ter principalmente a empatia, algo que nem a inteligência artificial e nem os robôs conseguem replicar. Além disso, cada paciente possui necessidades únicas.

Cuidadores

Os cuidadores de idosos e crianças sempre terão um grande espaço no mercado de trabalho. Esta é uma das profissões mais fortes, pois, envolve sentimentos como empatia, paciência e carinho, emoções 100% humanas.

Robôs de companhia jamais conseguirão substituir os cuidadores de maneira completa. Isso porque, cuidar de um ser humano vai além de realizar tarefas praticas. Os sentimentos que envolvem esta profissão, jamais serão replicados por máquinas.

Nutricionistas

Mesmo que a tecnologia avance para auxiliar no desenvolvimento e análise de dados nutricionais, o profissional da área será sempre necessário. Isso porque, apesar de conseguir fazer qualquer tipo de cálculo quanto às calorias e elaboração de cardápios, jamais conseguirá entender todo o contexto social de cada um dos pacientes.

Outro ponto é a questão de empatia e a relação de confiança construída com o paciente, que pode ser fundamental para o tratamento.