O MEC (Ministério da Educação) divulgou as datas para que os estudantes que realizaram o Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) tenham chance de ingressar em universidades públicas e privadas de todo o Brasil através da nota do Exame.

Os estudantes têm a oportunidade de concorrer a vagas voltadas para o acesso do ensino superior, como ProUni (Programa Universidade para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

De acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o exame tem como objetivo democratizar as vagas para que estudantes possam ter acesso à graduação.

Nota do Enem

Atualmente, o Enem é a principal forma de ingresso ao ensino superior público. Para participar do programa, é necessário se inscrever e realizar as provas, que são compostas pelas seguintes matérias:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

No entanto, para cada processo seletivo é exigido seus próprios métodos de admissão. As vagas são preenchidas pela nota de corte aferida com a média dos candidatos em cada curso.

Como se inscrever no ProUni?

Além da nota do Enem 2022, o ProUni aceita também resultados do Enem 2021. Desta forma, a inscrição para a edição deste ano poderá ser feita no Portal do ProUni entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 7 de março, e a confirmação das informações deve ser feita até dia 16 de março.

O programa oferece bolsas de estudo nas modalidades integral (100%) ou parcial (50%) em universidades particulares, ou instituições de ensino privadas. O candidato precisa ainda ter tirado, no mínimo, 450 pontos na média do Enem mais recente. Sua renda mensal bruta familiar não poderá ultrapassar 3 salários mínimos per capita e o candidato deve, obrigatoriamente, ter estudado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular.

Como se inscrever no Sisu?

As inscrições do Sisu encerraram no dia 24 de fevereiro e os resultados serão divulgados na próxima terça-feira (28). São mais de 500 cursos com vagas em diversas áreas. O Sistema de Seleção Unificada 2023 teve 1.073.024 inscritos, informou o Ministério da Educação.

O Sisu utiliza a nota do Enem realizado apenas no ano anterior e seleciona os candidatos por ordem de classificação para ingressar em universidades públicas de todo o país. No Sisu, o aluno pode escolher até 2 opções de cursos. O acompanhamento pode ser realizado durante todo o processo no site do MEC.

Como se inscrever no Fies?

O Fies aceita inscrição de candidatos que realizaram o Enem de 2010 até a última edição, em 2022. O programa foi criado pelo MEC para financiar o curso superior. As inscrições abrem no dia 7 de março e seguem até o dia 10 de março, no site Fies 2023. Os resultados saem no dia 14 de março e o estudante deve enviar as informações comprobatórias entre os dias 15 e 17 de março.

Para participar do programa, é necessário comprovar renda de, no máximo, 2,5 salários mínimos por pessoa da família e ter alcançado pelo menos 450 pontos no Enem.

É possível que o candidato escolha até duas opções de curso, em meio as opções disponíveis.