Saiu o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023! O documento foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira, dia 8. Agora é possível conferir todos os detalhes dessa edição.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. No entanto, ao longo das duas décadas de existência, o Enem também se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Veja abaixo as principais datas do Enem 2023.

Créditos: M3Mídia
Créditos: M3Mídia

Datas de inscrição e provas

Um dos destaques do edital é o cronograma oficial do exame em 2023. A partir dele, algumas informações que já haviam sido divulgadas pelo Ministério da Educação foram confirmadas.

O período de inscrições, por exemplo, será mesmo de 5 a 16 de junho. E as provas estão confirmadas para serem aplicadas em 5 e 12 de novembro.

Além disso, o cronograma prevê que o gabarito das provas deve sair no dia 24 de novembro e os resultados finais no dia 16 de janeiro. Veja os detalhes:

Evento Data
Inscrições 5/6 a 16/6/2023
Pagamento da taxa de inscrição 5/6 a 21/6/2023
Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social Solicitação 5/6 a 16/6/2023
Resultado 26/6/2023
Recurso 26/6 a 30/6/2023
Resultado do recurso 5/7/2023
Aplicação 5 e 12/11/2023
Divulgação do Gabarito 24/11/2023
Divulgação do Resultado 16/01/2024

Passo a passo para fazer a inscrição no Enem 2023

Tempo necessário: 30 minutos

As inscrições para o Enem 2023 serão feitas de forma online pela Página do Participante, e será necessário ter login gov.br. A expectativa é de que o prazo para as inscrições seja entre os dias 5 a 16 de junho.

  1. Acesse a Página do Participante. Ao entrar no site, a assistente virtual "Nanda" lhe dará boas vindas, explicará que na página é possível fazer a inscrição do exame e consultar resultados de edições anteriores. Você terá que fazer o login no portal gov.br para iniciar a inscrição. Se não tiver cadastro, basta criar e retornar à Página do Participante.

  2. Clique em "Inscrição". Então siga as instruções da robô Nanda para completar a etapa de segurança que o Inep adota.

  3. Informe os dados pessoais. Você terá que informar o seu CPF e sua data de nascimento. É obrigatório que o número do CPF seja seu, não é possível se inscrever com o documento de outra pessoa. Além disso, numa segunda página, Nanda solicitará o preenchimento de informações como sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade, além de cidade e o estado onde nasceu e o CEP do local em que você mora. 

  4. Atendimento Especializado. Esta etapa da inscrição do Enem é voltada apenas para quem precisa de alguma atendimento especializado para a realização das provas. Se você não necessita, basta clicar em "não preciso". Caso precise de atendimento especializado, clique na opção "preciso". Em seguida, será necessário assinalar qual a sua condição, necessidade ou deficiência. O sistema lhe apresentará os recursos de acessibilidade disponíveis aos quais você terá direito. Vale destacar que você terá que anexar documentos que comprovem o direito.

  5. Escolha a Língua Estrangeira. As opções são Inglês e Espanhol, e alterações só são possíveis durante as inscrições do Enem. 

  6. Informe a Escolaridade. Você terá que informar o seu nível de escolaridade no momento da inscrição do Enem. Vale destacar que se marcar as opções "estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano" ou "não estou cursando e não concluí o ensino médio", a participação no Enem 2023 será apenas para treinamento e as notas não poderão ser utilizadas para ingressar no Ensino Superior. 

  7. Preencha o Questionário socioeconômico. São 25 perguntas para que a organização do exame possa saber mais sobre o perfil econômico e social de você e da sua família. 

  8. Celular e e-mail. É necessário informar telefone fixo (opcional), celular e e-mail para que o Inep possa entrar em contato, caso seja necessário.

  9. Escolha a cidade de prova. Nessa etapa é necessário escolher o estado e o município para fazer as provas do Enem. Não é possível escolher a escola (local) de prova, apenas o município. O local da prova será indicado pelo próprio Inep mais próximo da data do exame. 

  10. Confirme seus dados. Se estiver tudo certo, marque a caixinha "Confirmo a opção de língua estrangeira, modalidade e município de prova para a realização do Exame". Essas opções não poderão ser alteradas depois de confirmar a inscrição.

  11. Pagamento da taxa. Com a inscrição finalizada, você precisará acessar a Página do Participante novamente para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) - que será no valor de R$ 85. Serão apresentadas as opções para o pagamento da taxa por "Boleto" ou "Pix e cartão de crédito". A taxa de inscrição deverá ser paga até o dia 21 de junho de 2023. Se você conseguiu isenção da taxa então essa etapa não será necessária. 

  12. Confirmação da inscrição. Segundo o edital do Enem 2023, é de responsabilidade do participante acompanhar a situação de sua inscrição e a divulgação do seu local de prova pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. O Inep disponibilizará o Cartão de Confirmação da Inscrição por esse endereço eletrônico em data a ser divulgada. O Cartão informará o número de inscrição; a data, a hora e o local do Exame; a indicação do(s) atendimento(s) especializado(s) e/ou tratamento pelo nome social, caso tenha(m) sido solicitado(s) e aprovado(s); a opção de língua estrangeira selecionada e as orientações relativas ao Exame.

Aplicação das provas

Sobre as provas, o edital destaca que elas serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal, nos municípios listados no sistema de inscrição e no Portal do Inep.

Além disso, o local de prova do participante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será disponibilizado em data a ser divulgada pelo Inep. E é recomendado que o participante leve o Cartão de Confirmação da Inscrição nos dois dias de aplicação do Exame.

A aplicação do Enem 2023 seguirá o horário de Brasília-DF, conforme descrito abaixo:

Abertura dos portões 12h
Fechamento dos portões 13h
Início das provas 13h30
Término das provas 1º dia 19h
Término das provas 2º dia 18h30

E como já vem acontecendo nos últimos anos, o Enem será estruturado a partir de matrizes de referência disponíveis no Portal do Inep.

O Exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em Língua Portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha. As provas objetivas e a redação avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e os respectivos componentes curriculares:

Áreas de conhecimento Componentes curriculares
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
Ciências Humanas e suas Tecnologias História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química, Física e Biologia
Matemática e suas Tecnologias Matemática

No primeiro dia do Exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

- Para conferir o edital completo do Enem 2023, clique aqui.