No próximo domingo, 21 de novembro, ocorre a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2021 e você precisará ficar por dentro do que pode e o que não pode levar para a prova. Pensando nisso, montamos uma lista com dicas para você estar mais tranquilo para realização do exame.
Primeira dica: chegue ao local da prova com antecedência. Os portões abrem às 12 horas e fecham às 13h, com as provas começando pontualmente às 13h30min. Entre 13h e 13h30min serão aplicados os procedimentos de segurança na sala de prova e orientações aos candidatos.
O que você deve levar no ENEM
Veja o que o INEP exige para fazer a prova:
- Documento de identidade com foto;
- Caneta preta feita de material transparente;
- Número de inscrição (decorado ou anotado);
- Máscara facial;
Serão válidos como documentos de identificação:
- Cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pela Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997;
- Certificado de Dispensa de Incorporação;
- Certificado de Reservista;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação com fotografia; e
- Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.
O que você pode levar
Ainda, veja o que você poderá portar, mas não será obrigatório:
- É recomendado que o participante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dois dias de aplicação do exame.
- Lanche - Os Nutricionistas recomendam levar alimentos leves, como sanduíches naturais, barras de cereais, etc. Para beber, água;
- Celular - Você pode levar seu celular, mas se lembre de desligá-lo para que ele não toque durante as provas. Caso isso acontecer, você será eliminado. O fiscal de sala vai te entregar um envelope para guardar seu celular. Esse envelope deve ser lacrado e colocado embaixo da carteira;
- Bolsa ou mochila - esses itens podem ser levados, mas é importante dizer que você provavelmente não terá acesso imediato à sua bolsa ou mochila durante o exame. Estes, ficarão na frente da sala de aula, ficando liberado só após o candidato entregar a prova;
- Remédios - desde que sejam de uso obrigatório e que estejam armazenados em saco plástico transparente;
- Álcool em gel.
O que NÃO levar
- Gorros, bonés e outros acessórios;
- Óculos escuros;
- Calculadora;
- Aparelhos de MP3 ou outras mídias;
- Relógios, ainda que analógicos;
- Pen drive;
- Lápis, lapiseira e similares;
- Agenda eletrônica;
- Tablets, etc.
E seu eu apresentar sintomas de COVID-19?
O INEP informou que participante que estiver com doenças infectocontagiosas como a Covid-19 deverá comunicar sua condição, por meio da Página do Participante, antes da aplicação do exame.
O participante deverá, obrigatoriamente, inserir documento legível que comprove a doença para análise, o qual deve conter o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), a assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, bem como a data do atendimento, com formatação em PDF, PNG ou JPG e tamanho máximo de 2 MB.
Caso o diagnóstico ocorra no dia da aplicação, o participante também deverá comunicar sua condição por meio da Página do Participante. A aprovação do laudo garante a participação na reaplicação do exame, em data ainda a ser divulgada pelo Inep.
Os locais de prova podem ser consultados pela página do participante no site do INEP.
Caso você tenha esquecido sua senha cadastrada terá a opção de recuperá-la pelo endereço eletrônico do GOV.br - acesso.gov.br.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.