No último domingo (20), aconteceu o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em suma, mais de 3,3 milhões de pessoas se inscreveram para realizar a avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Por meio do Enem, é possível ter acesso às instituições de ensino superior e políticas públicas como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Agora, a estimativa dos participantes é saber quando poderão acessar os resultados do exame. Afinal, quando sai o gabarito oficial do Enem 2022? Abaixo, confira os detalhes.

Quando sai o gabarito oficial do Enem 2022?

Em geral, os professores e os cursinhos preparatórios costumam fazer os gabaritos preliminares do Enem nos próprios dias de prova.

Entretanto, o gabarito oficial do MEC pode ser divulgado apenas na quarta-feira (23), dentro do prazo de 3 dias úteis estabelecidos no edital da avaliação.

O documento vai estar disponível na seção de Provas e Gabaritos, do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pasta do MEC responsável pela execução da avaliação.

Ademais, neste link, é possível ver o gabarito de edições anteriores do Enem.

Quando há a divulgação do resultado individual do Enem?

Os resultados individuais do Enem 2022 não possuem prazo para irem ao ar. Entretanto, a data vai ser informada posteriormente, conforme o edital. Quando forem liberadas, as notas devem ser publicadas na Página do Participante do Enem.

Enquanto isso, no Enem 2021, o MEC deu a estimativa inicial de 11 de fevereiro de 2022 para a divulgação dos resultados. Entretanto, ele antecipou o calendário e liberou em 9 de fevereiro. As provas foram feitas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.

Quando o Enem vai disponibilizar o espelho da redação?

A partir da data de divulgação dos resultados, o MEC tem até 60 dias para possibilitar o acesso do participante ao espelho da redação. O documento ficará disponível também na Página do Participante.

Quando inicia o SISU?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) possibilita ao estudante, concorrer a vagas em universidades públicas de todo o País. Em suma, o último processo de seleção, referente ao 2º semestre letivo de 2022, foi feito entre junho e julho.

O Ministério da Educação ainda não anunciou o cronograma da próxima edição, de 2023, na qual devem ser usadas exclusivamente as notas do Enem 2022.

Depois da edição 2021 do Enem, o processo do Sisu foi aberto no início de abril de 2022. Podem participar do SISU, todos os estudantes que não zeraram a redação.

Quando iniciam o ProUni e o FIES?

Atualmente, os dois programas também não possuem um calendário previsto para 2023. Para acessar os mesmos, é preciso atingir uma pontuação mínima, e não ter zerado a redação. Diferentemente do SISU, o ProUni e o FIES aceitam notas de provas anteriores.