Os participantes que não puderam comparecer às provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) por motivos de doenças infectocontagiosa, como a Covid-19 ou até por problemas de logística (deslocamento até o local de prova), poderão solicitar, a partir da última segunda-feira (21), a reaplicação do exame.
O prazo vai até sexta-feira (25) e as provas serão reaplicadas entre os dias 10 e 11 de janeiro de 2023.
A solicitação para a reaplicação das provas do Enem deverá ser feita na Página do Participante e cada pedido será analisado individualmente.
De acordo com o edital do exame, são levados em consideração problemas logísticos como:
Vale lembrar que os atrasos não são considerados problemas logísticos.
Para saber se a solicitação de reaplicação foi aprovada ou reprovada, o candidato deverá acessar a página do participante a partir da próxima semana.
Faltou o Enem por doença?
Da mesma forma que ocorreu nas duas últimas edições do exame, os candidatos que tiveram com covid-19 ou outra doença infectocontagiosa nos dias que ocorreram o exame, poderão solicitar a reaplicação das provas.
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), para que seja feita a análise da reaplicação, no momento da solicitação, a pessoa deverá inserir obrigatoriamente seu documento legível que comprove a doença.
É preciso que o documento conste o nome completo do participante, o diagnóstico descrevendo a condição, o código correspondente à CID 10 (Classificação Internacional de Doença), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o registro no CRM (Conselho Regional de Medicina), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, e também a data do atendimento.
Além da covid-19, as justificativas aceitas serão:
- tuberculose;
- coqueluche;
- difteria;
- doença invasiva por Haemophilus influenzae;
- doença meningocócica e outras meningites;
- varíola;
- influenza humana A e B;
- poliomielite por poliovírus selvagem;
- sarampo;
- rubéola;
- varicela.
Número de participantes afetados
O Inep divulgou que, durante a realização do exame, foram pelo menos 193 estudantes afetados por problemas logísticos durante a realização das provas. Desses, 162 fizeram o Enem impresso e 31, o digital.
O Enem foi aplicado em dois domingos de novembro, sendo dias 13 e 20. Os gabaritos das provas serão divulgados na quarta-feira, dia 23 de novembro às 18h, no portal do Inep.
Qual o prazo para pedir a reaplicação das provas do Enem 2022?
Os participantes que não puderam comparecer às provas do Enem por motivos de doenças infectocontagiosa, Covid-19 ou até por problemas de logística, poderão solicitar, a partir da última segunda-feira (21), a reaplicação do exame. O prazo vai até sexta-feira (25) e as provas serão reaplicadas entre os dias 10 e 11 de janeiro de 2023.
Onde fazer a solicitação da reaplicação das provas do Enem 2022?
A solicitação para a reaplicação das provas do Enem deverá ser feita na Página do Participante e cada pedido será analisado individualmente.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.