Neste ano, as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) irão ocorrer nos dias 13 e 20 de novembro, em todo território brasileiro, ou seja, daqui a menos de 30 dias.

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), são 3.396.632 pessoas inscritas para realização das provas neste ano.

O Enem foi criado em 1998 e dá acesso para que estudantes ingressem no ensino superior. Inicialmente, o exame havia sido criado para avaliar o desempenho do ensino médio no país.

Pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), as universidades públicas selecionam os alunos com boas notas. Já o ProUni (Programa Universidade para Todos), os alunos podem ingressar em uma faculdade privada, com bolsas de estudo de 50% ou 100%.

Vale ressaltar que os estudantes que ingressarem na universidade através do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) também precisam realizar as provas do Enem.

Provas do Enem 2022

Assim como nas últimas duas edições, o Enem 2022 terá duas versões, sendo uma impressa e outra digital. Desta forma, a maioria optou pela versão tradicional, sendo 3.331.566 alunos que farão a prova em papel e 65.066 em computador.

Este ano, as mulheres são a maioria entre os alunos inscritos, sendo 61,3% no exame impresso e 54,1% para as provas digitais. Já na faixa etária, 27,8% são pessoas com 18 anos.

O Enem irá oferecer recursos de acessibilidade e, para aqueles participantes que solicitaram na hora da inscrição, haverá o tratamento pelo nome social.

Também terá disponibilidade de provas em braille, tradutor intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Vídeo-Prova em Libras e prova com letra ampliada.

O que cai nas provas do Enem 2022

O Exame Nacional é dividido em quatro grupos disciplinares, mais a redação. Os grupos são:

  • Ciências Humanas: geografia, história, filosofia e sociologia;
  • Linguagens e Códigos: língua portuguesa, literatura e língua estrangeira;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: biologia, química e física;
  • Matemática e suas Tecnologias; e
  • Redação (texto de prosa dissertativo-argumentativo).

No primeiro dia de aplicação da prova (13 de novembro), os estudantes terão que responder 45 questões de Ciências Humanas, 45 questões de Linguagens e Códigos e escrever a redação.

No segundo domingo de prova (20 de novembro), serão aplicadas 45 questões de Ciência da Natureza e 45 questões de Matemática.

O Cartão de Informação será enviado pelo Inep contendo o local e horário da prova, mas o aluno também pode acessar essas informações pelo site do Inep.