As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram realizadas no último domingo, 3 de novembro. No entanto, candidatos que não conseguiram comparecer devido a problemas de logística ou a doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação das provas em outra data.

O período para fazer esse pedido vai de 11 a 15 de novembro, e a reaplicação acontecerá em 10 e 11 de dezembro, conforme já foi informado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Quem pode solicitar a reaplicação?

A reaplicação é voltada para candidatos que enfrentaram dificuldades específicas, como:

  • Problemas logísticos, incluindo falta de energia elétrica no local de prova ou desastres naturais;
  • Doenças infectocontagiosas, como a COVID-19, desde que comprovadas com laudo médico.

Essas situações visam garantir que todos os inscritos tenham a oportunidade de realizar o exame e não sejam prejudicados. Ela é prevista no edital.

Como solicitar a reaplicação?

Os candidatos devem fazer o pedido na Página do Participante, no site do Inep, entre 11 e 15 de novembro. É necessário justificar o motivo da solicitação e apresentar os documentos que comprovem a situação específica que impediu a participação no exame original. O edital detalha as situações que autorizam o pedido de reaplicação.

A prova é igual à anterior?

Embora a reaplicação siga o mesmo formato e nível de dificuldade, o exame será composto por questões inéditas, garantindo a segurança e a equidade da avaliação para todos os candidatos.

Cronograma e resultados

Para aqueles que tiverem o pedido aceito, a reaplicação ocorrerá entre 10 e 11 de dezembro de 2024. Os resultados dos candidatos que fizerem a prova na nova data serão divulgados junto com os resultados gerais do Enem, permitindo igualdade de condições para inscrições em processos seletivos.

Abstenção e eliminações no primeiro dia de provas

A taxa de abstenção do primeiro dia do Enem 2024 foi de 26,6%, com cerca de 1,1 milhão de candidatos ausentes entre os 4,3 milhões inscritos, segundo dados do Ministério da Educação. O índice ficou abaixo da taxa de 28,1% registrada em 2023. Houve ainda 4.999 eliminações devido a infrações como:

  • Portar equipamentos eletrônicos,
  • Sair com o caderno de questões antes dos 30 minutos finais,
  • Deixar o local antes do horário permitido,
  • Não seguir as orientações dos fiscais.

Além disso, foram reportados 689 problemas logísticos, como emergências médicas e interrupções temporárias de energia elétrica, especialmente no Mato Grosso devido às chuvas, embora nenhum deles tenha inviabilizado a realização das provas.

Neste primeiro dia, os candidatos responderam questões de Linguagens, Ciências Humanas e realizaram a Redação, que abordou o tema: "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". No próximo domingo, 10 de novembro, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza.