Para aqueles vestibulandos que desejam utilizar a sua nota do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio para concorrer a uma vaga nos cursos de graduação da USP, a Universidade de São Paulo, as inscrições já estão abertas.

Serão disponibilizadas 2.917 vagas pela universidade e já é possível o candidato acessar o novo sistema Enem USP para participar.

É possível que o aluno concorra em até três cursos de uma das áreas de conhecimento, como Ciências Biológicas e da Vida (B), Ciências Exatas e Tecnológicas (E) e Ciências Humanas e Sociais (H). Haverá opção de troca de curso dentro da área escolhida entre os dias 13 e 15 de fevereiro de 2023.

As inscrições estão abertas até o dia 11 de janeiro no valor de R$ 10 a inscrição.

Quem pode concorrer às vagas na USP pela nota do Enem?

Podem concorrer a uma vaga na USP os estudantes que concluíram o ensino médio ou equivalente, ou então que irão concluir no ano letivo de 2022, além dos portadores de diploma de curso superior que tenham realizado as provas do Enem em 2022.

Dentre as 2.917 vagas oferecidas, 599 ficam reservadas para candidatos na modalidade de AC (Ampla Concorrência), 1.233 para estudantes EP (Escolas Públicas) e 1.085 para estudantes PPI (Pretos, Pardos e Indígenas). Num primeiro momento, todos os inscritos concorrem às vagas oferecidas na ampla concorrência.

Na escolha para as vagas destinadas, o candidato poderá optar pelas seguintes modalidades:

  • Escola Pública L1 (renda familiar bruta por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras);
  • Escola Pública L3 (independente da renda, cursou integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras);
  • Pretos, pardos e indígenas L2 (vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e com renda familiar bruta por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que cursou integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras);
  • Pretos, pardos e indígenas L4 (candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras e independente da renda que recebe).

De acordo com a USP, "A seleção dos candidatos será por classificação conforme a pontuação obtida no Enem do ano de 2022. Primeiro serão preenchidas as vagas destinadas à Ampla Concorrência, depois as vagas destinadas às Políticas de Ações Afirmativas, nas categorias Escola Pública, a seguir serão classificados os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham realizado a inscrição".

Os aprovados poderão acessar a lista pelo site da Fuvest, através de chamadas até o preenchimento de todas as vagas. Para mais informações, os candidatos devem consultar os sites da Fuvest e da USP.