Inicia nesta quarta-feira, 30 de junho, o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021). Neste ano, as provas impressa e digital serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro e as duas provas terão a mesma estrutura com quatro cadernos de questões e prova de redação.

Os interessados em participar do Enem 2021 devem se inscrever na Página do Participante até o dia 14 de julho. Os candidatos que não possuem isenção da taxa de inscrição deverão pagar o valor de R$ 85,00 por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).

O prazo para pedir isenção da taxa foi entre 17 e 28 de maio e o resultado foi divulgado no dia 25 de junho. Nesse caso, a consulta também deve ser feita na Página do Participante.

Para realizar a inscrição no Enem é necessário ter em mãos o número do CPF e data de nascimento. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações. O Inep não aceitará inscrição com CPF em situação irregular na Receita Federal.

Outra solicitação feita aos participantes é o anexo de uma foto no procedimento da inscrição. A foto deve ser atual, individual, colorida e precisa mostrar bem o rosto do participante, com foco, em fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). O participante poderá escolher entre anexar no ato da inscrição ou posteriormente quando o sistema exigir.

Datas do Enem 2021

Os editais do Enem 2021 foram publicados no dia 02 de junho, no Diário Oficial da União. O documento informa as datas de aplicação das provas impressa e digital, que neste ano serão realizadas na mesma data: dias 21 e 28 de novembro. Os editais informam ainda o período de inscrição para o Enem 2021, que inicia no dia 30 de junho e vai até 14 de julho, na Página do Participante. Confira abaixo o cronograma completo com as datas do Enem 2021:

  • 30 de junho a 14 de julho - prazo para inscrição no Enem 2021
  • 19 de julho - último dia para pagamento da taxa de inscrição
  • 30 de junho a 14 de julho - prazo para solicitar atendimento especializado
  • 23 de julho - resultado da solicitação de atendimento especializado
  • 19 a 23 de julho - prazo para solicitar tratamento pelo nome social
  • 30 de julho - resultado da solicitação
  • 21 e 28 de novembro - datas de aplicação das provas

Provas do Enem 2021

Diferente da edição passada, em 2021 o Enem terá aplicação das provas impressa e digital na mesma data. Cada prova será formada por 45 questões de múltipla escolha que, no caso da prova digital, serão exibidas na tela de um computador. Já a redação será realizada em formato impresso para os dois casos.

No primeiro dia de aplicação (21 de novembro) o participante fará as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração. No segundo dia (28 de novembro) serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. A prova terá cinco horas de duração.

Como funciona o Enem digital?

Segundo informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o edital do Enem 2021 digital vai seguir a mesma logística da versão impressa. As provas serão aplicadas em locais definidos pelo insituto, ou seja, não é possível fazer a prova do Enem em casa ou utilizando computador pessoal.

Na edição de 2021, o Enem digital terá 101.100 vagas abertas em 99 municípios brasileiros. Na hora da inscrição, é importante que o estudante esteja atento pois o a prova digital será exclusiva para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo a etapa em 2021.

O Inep afirmou que o Enem 2021 digital terá recursos de acessibilidade inéditos nesta edição. Os participantes que solicitarem determinado atendimento especializado e tiverem o pedido aprovado pelo Inep poderão realizar prova ampliada, superampliada ou com contraste.

Outra novidade é que será permitido que os inscritos usem materiais próprios que auxiliem na realização da prova no computador. Tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), tempo adicional e salas acessíveis são outros recursos previstos no edital.

Treineiros podem participar do Enem 2021?

Sim. Os estudantes que ainda estão no ensino médio podem participar do Enem 2021 para fins de autoavaliação. Neste caso, o interessado deverá se inscrever no formato impresso da prova, já que a versão digital do Enem será exclusiva para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa em 2021.

O Inep ressalta que o participante "treineiro" será submetido às mesmas regras que os demais, exceto em relação à divulgação dos resultados, que ocorre 60 dias após a divulgação dos resultados regulares do Enem. Lembrando que esses participantes não podem utilizar os seus resultados individuais para ter acesso a educação superior ou financiamentos estudantis.

O prazo de inscrição do Enem 2021 para os treineiros é igual aos demais, entre 30 de junho e 14 de julho. Assim como os demais participantes, os "treineiros" devem informar, no momento da inscrição, o número do CPF e a data de nascimento, além de e-mail e número de telefone válidos.