Já estão disponíveis os resultados das provas do Enem. A edição do Exame Nacional do Ensino Médio ocorreu nos dias 13 e 20 de novembro de 2022 para mais de 2,3 milhões de pessoas. Agora, os resultados das provas foram publicados nesta quinta-feira, 09 de fevereiro no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e podem ser conferidas pelos candidatos, na Página do Participante.

O Enem serve para que estudantes possam ingressar em uma instituição de ensino superior no Brasil, através do SISU (Sistema de Seleção Unificada), ou em instituições de ensino privadas do ProUni (Programa Universidade para Todos). As inscrições para o Sisu abrem no dia 16 de fevereiro.

Vale lembrar que as notas também podem ser usadas para o acesso ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e também para processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal.

Como conferir a nota do Enem?

Para visualizar as notas do Enem 2022, o candidato deve conferir na Página do Participante pelo site do Inep com o login único da plataforma gov.br.

Caso o participante não se recorde sua senha cadastrada, é possível recuperá-la, acessando o portal Gov, digitar seu CPF e clicar em "Avançar". Depois clique em "Esqueci minha senha", selecione uma das formas de recuperação, preencha os campos solicitados e gere uma nova senha.

TRI - Como calcular a nota do Enem 2022?

O desempenho do candidato é feito pela chamada TRI - Teoria de Resposta ao Item. O método abrange diversos modelos matemáticos, buscando representar a relação entre probabilidade das respostas corretas do participante, o conhecimento na área avaliada e as características (parâmetros) dos itens.

Segundo o MEC, a TRI qualifica o item de acordo com três parâmetros:

  • Poder de discriminação, que é a capacidade de um item distinguir os estudantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm;
  • Grau de dificuldade da questão;
  • Possibilidade de acerto ao acaso (chute).

Desta forma, as notas não são contabilizadas do total de itens da prova, mas sim de cada item que a compõe.

Assim, um candidato que acerta 40 itens em uma área não significa, necessariamente, que terá uma nota maior do que em outro que acertou 35 na área. Além disso, por serem áreas do conhecimento distintas, não é possível fazer uma relação direta entre as escalas de proficiência. O MEC não divulga como são calculadas as notas.

Já a redação é avaliada de acordo com as cinco competências da matriz de referência, podendo chegar a 1.000 pontos, com fatores que podem levar à nota zero, podendo ser:

  • fuga ao tema;
  • extensão total de até sete linhas;
  • trecho deliberadamente desconectado do tema proposto;
  • não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa ;
  • desrespeito à seriedade do exame.