O Ministério da Educação divulgou nessa quinta-feira, 9 de fevereiro, os resultados do ENEM 2022. A previsão era de que eles saíssem apenas na próxima segunda-feira, dia 13, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) optou por antecipar a divulgação.
E como não poderia deixar de ser, esse acontecimento gerou reações nas redes sociais, incluindo nisso uma grande quantidade de memes. O assunto "Enem 2022" esteve em alta durante todo o dia até aqui, especialmente no Twitter.
Abaixo você pode conferir algumas das postagens que rolaram.
Enem gera memes nas redes
O Enem avalia o desempenho escolar de estudantes que estão terminando a educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil.
Por meio dele é possível ingressar nas universidade utilizando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), além do Financiamento Estudantil (FIes).
E enquanto para alguns o resultado foi bom, para outros nem tanto. Veja alguns dos principais memes publicados sobre o assunto nessa quinta-feira, dia 9:
As provas do Enem 2022 foram aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro de 2022 e 2,3 milhões de pessoas compareceram para a realização das provas. Havia, porém, 3,3 milhões de inscritos, de forma que a abstenção foi de 32%.
Como consultar?
A consulta ao resultado do Enem 2022 pode ser feita por meio da página do participante ou ainda pelo aplicativo do Enem.
Próximos passos
Para aqueles que se saíram bem no Enem, entre os próximos passos está o de cuidar os prazos de inscrição nos principais programas que são utilizados para o ingresso no ensino superior.
Veja as principais datas:
- Sisu - Inscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março / Resultados: 7 de março / o programa aprova estudantes para universidades públicas.
- Prouni - Inscrições: de 7 a 10 de março / Resultados: 14 de março (1ª chamada) e 28 de março (2ª chamada) / Distribui bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% das mensalidades) e integrais (100%) em instituições de ensino privadas. Para participar, é preciso ter renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 3.636 por pessoa), além de ter estudado em escola pública.
- Fies - Inscrições: de 14 a 17 de março / Resultados: 21 de março / Financiamento aos estudantes de baixa renda para que possam estudar em universidades privadas.
Enem 2023
Para os que estão concluíndo o Ensino Médio em 2023 - e também para aqueles que não foram tão bem nas provas de 2022 - haverá o Enem 2023. E o Inep já divulgou o cronograma prévio da próxima edição do exame.
Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro e as inscrições devem ser feitas entre 8 e 19 de maio.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.