Após sair o resultado do ENEM na semana passada, começam nesta quinta-feira de 16 de fevereiro as inscrições para o SiSU (Sistema de Seleção Unificada). O processo seletivo segue com inscrições abertas até o dia 24 de fevereiro para estudantes que querem tentar as 222.145 vagas em todo o país.

Para poder ingressar via SISU, o estudante deve ter feito a última edição do Enem e não pode ter zerado na redação.

O SiSU é uma plataforma digital desenvolvida pelo Ministério da Educação desde 2010. O objetivo do programa é facilitar o ingresso de estudantes em instituições de ensino superior em universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e centros federais de educação tecnológica.

Como se inscrever no SiSU 2023

Veja abaixo o passo a passo para realizar a inscrição do SiSU em 2023:

  • 1º passo: abra a página do SiSU em https://acessounico.mec.gov.br/, clique em "fazer inscrição" e depois em "Entrar com gov.br ou fazer cadastro";
  • 2º passo: confirme os dados. Em caso de informações erradas ou incompletas, será depois possível alterar em qualquer momento;
  • 3º passo: em "minha inscrição" escolha até duas opções de curso. Nesta aba também é possível acompanhar o processo de inscrição. Após, clique em "fazer inscrição da 1ª opção";
  • 4º passo: com o nome da instituição, o candidato pode pesquisar sobre as vagas, curso ou município. Desta forma, clique em "escolher essa modalidade". Caso o ingresso seja por cotas, confira atentamente os documentos exigidos para a matrícula;
  • 5º passo: confira se as opções de cursos escolhidas estão certas, se os documentos estão corretos e clique em "confirmar minha inscrição".

Nota de corte SiSu 2023

No primeiro momento, não existem notas de corte disponíveis, pois estas só sairão quando da 2ª chamada do SiSU. Com a nota de corte, o participante conseguirá acompanhar as notas dos cursos e a classificação parcial durante o período de inscrição e poderá optar por um outro curso.

Após o fechamento do prazo de inscrição, ficarão válidas as duas últimas opções salvas no Portal Único. Vale ressaltar que as instituições com vagas disponíveis podem adotar suas próprias notas mínimas ou médias mínimas.

Com isso, caso a nota não seja suficiente, o candidato recebe uma mensagem informando o problema.

Além do SiSU, é possível utilizar a nota do Enem para ingressar no ProUni (Programa Universidade para Todos) e no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

O resultado da primeira chamada do SiSU sairá no dia 28 de fevereiro pelo MEC.