Final de ano chegando, e estamos naquele momento de compras de Natal, Ano Novo, ceias, férias. Enfim, haja dinheiro. Por conta de todos esses gastos, é fundamental achar formas de conseguir economizar nas compras, para assim, não começar 2023 no vermelho, ou atolado de parcelas.

Porém, com a correria do dia a dia, nem sempre percebemos ou vemos as propagandas com promoções interessantes. Ou ainda, é natural ver uma propaganda, julgar que o item está barato, sem nem fazer uma pesquisa antes. Embora sejam coisas comuns, elas podem comprometer o orçamento de fim de ano.

Por isso, vamos te mostrar abaixo, algumas dicas do que você pode fazer neste final de ano, para conseguir fazer as suas compras, e economizar ao mesmo tempo. Dessa forma, você pode começar 2023 com o pé direito.

As 8 melhores dicas para ECONOMIZAR nas compras de Natal

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Abaixo, confira dicas de como economizar neste fim de ano:

1. Defina quanto você pode gastar

Esse é o primeiro passo para organizar as contas do Natal, e não começar 2023 com dor de cabeça.

Fazer um planejamento pessoal é fundamental. Sendo assim, antes de sair comprando os presentes e itens da ceia, organize as suas contas. Tendo um teto de gastos definido, você vai ter mais segurança e tranquilidade para fechar as contas no fim do mês.

2. Faça uma lista de presentes

Após definir o teto de gastos, faça uma lista de presentes de Natal.

Veja o quanto você pode gastar com cada presente, e escolha um valor máximo. Você pode distribuir o valor para todos da lista, ou ainda, fazer uma lista com as pessoas mais importantes em primeiro lugar.

Se possível, compre lembrancinhas para as pessoas que não são íntimas, mas que você gostaria de presentear. E não esqueça de antecipar as suas compras de Natal. Esse é um bom jeito de economizar nas compras de fim de ano.

Imagem: Divulgação Freepik
Imagem: Divulgação Freepik

3. Use um app de controle financeiro

Usar a tecnologia ao seu favor é um ótimo jeito de conseguir economizar nas compras de Natal.

A partir do uso de aplicativos de controle financeiro, você pode acessar, quando e onde quiser, todas as informações sobre as suas finanças pessoais, de forma simples.

4. Faça as compras o quanto antes

Não deixe para fazer as compras de fim de ano na última hora.

Se depois de fazer a sua lista e ver o orçamento, te sobrar um tempo livre, vá fazer as compras. Não perca tempo e não deixe para o último dia. É dito isso, pois quanto mais próximo do Natal, mais caro os produtos ficam.

Além disso, há uma redução na variedade de produtos disponíveis, bem como um aumento nas filas. Diante disso, vai ficar muito difícil comparar os valores. Por isso, se planeje e vá atrás dos presentes o quanto antes.

5. Se possível, não compre em shoppings

Embora tenham mais variedade, as lojas dos shoppings costumam vender os produtos mais caros.

Existem muitas opções de lugares para fazer as compras de Natal. Em geral, os shoppings centers são as opções mais caras. Por isso, se você tiver a possibilidade, invista em pequenos comércios e feiras.

Ou ainda, faça a pesquisa do item que você ia comprar na internet: às vezes é possível achar o produto mais barato. Nesse caso, só tome cuidado com a data de entrega do pedido.

6. Pesquise os preços antes de comprar

Tenha paciência e pesquise: essa é a melhor forma de economizar.

Se você achar uma promoção, não saia se atirando. Respire, pense, e pesquise: é possível você encontre o mesmo item com um preço melhor em outro lugar. Sendo assim, pesquise o produto em ao menos 5 lugares diferentes. E não esqueça de pesquisar o valor na internet.

7. Não se deixe levar pelas propagandas

Lembre-se: as propagandas visam "enfeitiçar" os clientes, e fazê-los correr para adquirir aqueles itens na promoção.

Durante a época de Natal, o que não falta são propagandas e promoções tentadoras. Por isso, é fundamental ter disciplina para não comprar por impulso.

Sendo assim, vá às compras, e cuide para não ultrapassar o seu orçamento, definido na dica 1. Dessa forma, você evita comprar por impulso, e se endividar por conta do seu impulso.

8. Se possível, pague à vista

E peça um bom desconto.

Parcele apenas os valores mais altos. Para as compras de pequeno valor, prefira pagar à vista. Dessa forma, você não sobrecarrega o seu cartão de crédito, paga à vista, e ainda tem a chance de ter desconto.

Porém, se você não tiver essa possibilidade, e precisar parcelar todas as compras, analise se a parcela vai caber no seu bolso. É fundamental respeitar a sua realidade financeira.