Na hora de pagar um boleto, é sempre importante dar uma conferida na data de vencimento dele. Se o prazo máximo para o pagamento daquela conta já tiver passado, alguns estabelecimentos bancários podem não aceitar o pagamento.
Além disso, na maior parte dos casos, um novo boleto precisa ser emitido e muitas vezes haverá incidência de juros sobre o valor total da conta, pelo atraso.
Mas e se o boleto vence naquele dia, até que horas será que é possível pagar a conta para que ela seja considerada válida naquele dia? Vejamos.
Até que horas posso pagar um boleto que vence no dia?
O pagamento de boletos está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, especialmente se o pagamento for feito por canal eletrônico e online. No entanto, é preciso estar atento para os prazos de compensação, porque eles sim, têm horário estabelecido.
A regra geral, de acordo com o Serasa, aponta que se você pagar o boleto até as 17 horas de um dia útil, ele ainda será liquidado no mesmo dia. Se pagar depois das 17 horas ou em fim de semana/feriado, ele será liquidado no dia útil seguinte.
Então, caso seu boleto esteja vencendo naquele dia, o ideal é pagá-lo antes das 17h. Porém, no caso de contas de consumo - como de energia, água, gás, etc - a recomendação é de que a quitação seja feita até às 16 horas para garantir que ela será compensada e que não haverá incidência de juros ou multa no próximo pagamento.
Além disso, é preciso considerar o emissor do boleto. Boletos bancários, por exemplo, tem diferentes horários de limite para pagamento, dependendo do banco - abaixo a gente traz uma lista com os horários dos principais bancos.
Além disso, também vale lembrar que há uma regra garantindo que se o boleto vence em um final de semana ou feriado, é possível pagá-lo no próximo dia útil sem problemas e sem que seja necessário pagar juros por isso.
Em geral, inclusive, os emissores dos boletos já costumam considerar isso em seus calendários e emitir o boleto com uma data posterior ao feriado ou fim de semana, mas se isso não acontecer, fique tranquilo pois o prazo é estendido.
Horários dos bancos
Os bancos, sejam tradicionais ou digitais, possuem diferentes horários de limite para recebimento de pagamento de boletos e por isso a gente traz abaixo as informações a respeito dos principais deles. Veja só:
Bancos tradicionais
- Banco do Brasil: Horário para pagamento de boletos é entre as 6h às 21h;
- Bradesco: Se o boleto for do Bradesco, você pode pagar a qualquer horário do dia até o fim do dia do vencimento. De 0h às 23:59. Se for boleto de outros bancos, é das 0h às 23h;
- Caixa Econômica Federal: O horário é semelhante ao Banco do Brasil: das 7h ás 21h;
- Santander: Horário para pagamentos de boletos em geral vai das 8h às 22h;
- Itaú: Horário para pagamento de boletos em geral vai das 0h às 23h.
Bancos digitais
- Picpay: Se você quer um pagamento instantâneo dos boletos, o horário é das 7h às 19h. Se passar desse horário, o pagamento fica agendado para o próximo dia útil;
- Banco Inter: Se você busca pagar boletos de convênio, como contas de água, luz e afins, o horário é até às 19:45. Se for para pagamento de boletos do próprio banco ou de outras instituições financeiras, dá para pagar até às 22h;
- PagBank: Horário para pagamento de boletos de convênio, como as já mencionadas contas de água e luz, o boleto pode ser pago até às 17h. Para boletos do próprio banco ou de outras instituições financeiras o horário se estende até às 19:30;
- Nubank: Se você deseja pagar boletos do próprio banco ou de outras instituições financeiras, dá para pagar até às 22h. Mas fique atento! Boletos de convênio (contas de água e luz) devem ser pagos até às 17h;
- C6 Bank: Os pagamentos de boletos diversos estão disponíveis das 7h às 16h55 em dias úteis. No caso de pagamentos de boletos de concessionarias fica disponível das 07h às 19h30 em dias úteis.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.