Na hora de pagar um boleto, é sempre importante dar uma conferida na data de vencimento dele. Se o prazo máximo para o pagamento daquela conta já tiver passado, alguns estabelecimentos bancários podem não aceitar o pagamento.

Além disso, na maior parte dos casos, um novo boleto precisa ser emitido e muitas vezes haverá incidência de juros sobre o valor total da conta, pelo atraso.

Mas e se o boleto vence naquele dia, até que horas será que é possível pagar a conta para que ela seja considerada válida naquele dia? Vejamos.

Créditos: Divulgação

Até que horas posso pagar um boleto que vence no dia?

O pagamento de boletos está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, especialmente se o pagamento for feito por canal eletrônico e online. No entanto, é preciso estar atento para os prazos de compensação, porque eles sim, têm horário estabelecido.

A regra geral, de acordo com o Serasa, aponta que se você pagar o boleto até as 17 horas de um dia útil, ele ainda será liquidado no mesmo dia. Se pagar depois das 17 horas ou em fim de semana/feriado, ele será liquidado no dia útil seguinte.

Então, caso seu boleto esteja vencendo naquele dia, o ideal é pagá-lo antes das 17h. Porém, no caso de contas de consumo - como de energia, água, gás, etc - a recomendação é de que a quitação seja feita até às 16 horas para garantir que ela será compensada e que não haverá incidência de juros ou multa no próximo pagamento.

Além disso, é preciso considerar o emissor do boleto. Boletos bancários, por exemplo, tem diferentes horários de limite para pagamento, dependendo do banco - abaixo a gente traz uma lista com os horários dos principais bancos.

Além disso, também vale lembrar que há uma regra garantindo que se o boleto vence em um final de semana ou feriado, é possível pagá-lo no próximo dia útil sem problemas e sem que seja necessário pagar juros por isso.

Em geral, inclusive, os emissores dos boletos já costumam considerar isso em seus calendários e emitir o boleto com uma data posterior ao feriado ou fim de semana, mas se isso não acontecer, fique tranquilo pois o prazo é estendido.

Horários dos bancos

Os bancos, sejam tradicionais ou digitais, possuem diferentes horários de limite para recebimento de pagamento de boletos e por isso a gente traz abaixo as informações a respeito dos principais deles. Veja só:

Bancos tradicionais

  • Banco do Brasil: Horário para pagamento de boletos é entre as 6h às 21h;
  • Bradesco: Se o boleto for do Bradesco, você pode pagar a qualquer horário do dia até o fim do dia do vencimento. De 0h às 23:59. Se for boleto de outros bancos, é das 0h às 23h;
  • Caixa Econômica Federal: O horário é semelhante ao Banco do Brasil: das 7h ás 21h;
  • Santander: Horário para pagamentos de boletos em geral vai das 8h às 22h;
  • Itaú: Horário para pagamento de boletos em geral vai das 0h às 23h.

Bancos digitais

  • Picpay: Se você quer um pagamento instantâneo dos boletos, o horário é das 7h às 19h. Se passar desse horário, o pagamento fica agendado para o próximo dia útil;
  • Banco Inter: Se você busca pagar boletos de convênio, como contas de água, luz e afins, o horário é até às 19:45. Se for para pagamento de boletos do próprio banco ou de outras instituições financeiras, dá para pagar até às 22h;
  • PagBank: Horário para pagamento de boletos de convênio, como as já mencionadas contas de água e luz, o boleto pode ser pago até às 17h. Para boletos do próprio banco ou de outras instituições financeiras o horário se estende até às 19:30;
  • Nubank: Se você deseja pagar boletos do próprio banco ou de outras instituições financeiras, dá para pagar até às 22h. Mas fique atento! Boletos de convênio (contas de água e luz) devem ser pagos até às 17h;
  • C6 Bank: Os pagamentos de boletos diversos estão disponíveis das 7h às 16h55 em dias úteis. No caso de pagamentos de boletos de concessionarias fica disponível das 07h às 19h30 em dias úteis.