Na última quinta-feira (15), o Banco Central (BC) informou que houve um vazamento de dados pessoais ligados a 8.032 chaves Pix de clientes do Banco BTG Pactual. O incidente ocorreu devido a falhas pontuais nos sistemas da instituição, com as informações sendo expostas entre os dias 23 de julho e 5 de agosto deste ano.

De acordo com o BC, os dados vazados são de natureza cadastral e incluem informações como o nome do usuário, CPF (com alguns números ocultos), instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta. Não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações financeiras ou qualquer dado protegido por sigilo bancário.

Notificação aos clientes

Os clientes cujas informações foram vazadas serão notificados através do aplicativo ou internet banking do BTG Pactual. O Banco Central esclareceu que não serão utilizados outros meios de comunicação, como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail, para notificar os usuários afetados.

O BC também informou que já iniciou as investigações necessárias para apurar o caso e tomará as medidas previstas na regulamentação vigente.

Este é o oitavo incidente de vazamento de dados em instituições financeiras registrado pelo Banco Central apenas neste ano. O BC mantém uma página específica em seu site para monitorar e registrar esses incidentes de segurança.

Posicionamento do BTG Pactual

Em nota oficial, o BTG Pactual afirmou ter identificado consultas pontuais a partir de números de CPF obtidos fora dos sistemas do banco, o que permitiu a visualização de dados vinculados a esses CPFs, como agência e conta corrente. O banco garantiu que tomou medidas imediatas para restringir o acesso a essas informações.

O BTG Pactual também enfatizou que não houve invasão a nenhum sistema do banco e que dados sensíveis, como senhas e informações sigilosas, não foram comprometidos. O banco reforçou que a segurança das informações é uma prioridade e que seus canais de atendimento estão disponíveis para esclarecer dúvidas dos clientes.