O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais usados no mundo. Esse sucesso se deve a sua facilidade, e segurança: ao usar o cartão, você não precisa ficar carregando dinheiro consigo. Para além disso, quem tem cartão ainda pode solicitar um cartão de crédito adicional, como é o caso do Nubank.

O Nubank passou a disponibilizar, recentemente, a opção aos seus clientes. Dessa forma, você não precisa transferir nem enviar dinheiro para um familiar ou amigo: basta deixar com eles, o cartão adicional - desde que você confie na pessoa.

O cartão adicional é conectado ao limite e ao CPF do titular do cartão principal. Ele possibilita disponibilizar crédito às pessoas próximas, como dependentes, cônjuges, amigos próximos, e para quem está negativado.

Nesse cartão, ficam impressos o nome da pessoa que vai usá-lo, bem como uma senha diferente do cartão principal. Entretanto, o limite é compartilhado e o responsável pelo pagamento da fatura é o titular. Ou seja, mesmo que a pessoa não realize o pagamento da sua parte nos gastos, quem pode ficar inadimplente é o titular do cartão.

E se você ficou curioso para saber como funciona esse produto financeiro, não se preocupe. Abaixo, vamos te contar todos os detalhes sobre o seu funcionamento, e quando vale a pena ter um cartão adicional.

O que é o cartão adicional do Nubank?

Todo cliente pessoa física (PF) do Nubank, pode solicitar um cartão de crédito adicional. O titular do cartão principal é o responsável pelo pagamento da fatura do cartão adicional. Todos os gastos, seja do cartão adicional, seja do principal, podem ser vistos na mesma fatura.

No momento, cada cliente pode solicitar 1 cartão adicional. Mas atenção: é possível compartilhar o cartão adicional apenas com clientes do Nubank. Inclusive, essa regra vale para quem é menor de idade: é preciso ter uma conta para menores de 18 anos no Nubank.

Pontos a considerar antes de adquirir um cartão adicional

Antes de falar se vale a pena ou não solicitar um cartão de crédito adicional, é necessário considerar alguns pontos. Só assim, você vai poder decidir se vale a pena ou não, ter um cartão extra:

  • Uso do cartão de crédito: caso você não tenha o costume de usar muito o seu cartão, e os seus familiares ou amigos próximos já possuam um, adquirir um cartão extra pode não ser uma boa ideia;
  • Poder de compra: Quem ganha o cartão adicional pode realizar compras sem que o titular do cartão esteja presente. Dessa forma, a pessoa tem mais liberdade no dia a dia;
  • Benefícios: O cartão principal e adicional são do mesmo modelo. Por isso, costumam oferecer os mesmos benefícios. Exemplo disso, são os cartões Mastercard Black: tanto o cartão principal quanto o adicional, tem acesso a seguro viagem e de bagagem, direito à sala VIP no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos, entre outras vantagens;
  • Inclusão de menores de idade: Dar um cartão adicional ao seu filho pode ser uma forma de pagar uma mesada, e assim, ensinar os pequenos sobres como lidar com dinheiro e crédito;
  • Limite compartilhado: Por fim, é importante ter em mente que o limite dos dois cartões é compartilhado. Ou seja, é preciso tomar cuidado para não gastar além do que se pode pagar.

A partir dos pontos citados acima, você pode refletir melhor se vale a pena, ou não, ter um cartão extra. Até porque, assim como ele pode ser um grande aliado na organização das suas finanças, também pode comprometer a mesma quando não usado de forma consciente.

Vale a pena ter um cartão adicional?

Em suma, há situações nas quais o cartão adicional pode ser um grande facilitador, ou não. Como o cartão adicional se vincula ao CPF do titular do cartão principal, o dependente não precisa comprovar renda, nem passar por uma análise de crédito.

Ou seja, mesmo que o seu dependente, familiar ou amigo tenha restrição no nome ou score baixo, ele pode ter um cartão adicional. Mas aqui é importante destacar: o pagamento da fatura deve ser feito integralmente, sendo a pessoa negativada ou não. Até porque, o titular do cartão é quem pode comprometer o nome caso não ocorra o pagamento integral da fatura.

Por fim, se você tiver filhos, você também pode ensinar aos pequenos sobre o pagamento de contas do dia a dia, ou uso do cartão em uma emergência. Nessas situações o cartão pode ajudar muito, pois o titular não precisa estar presente.

Por exemplo: o seu filho está em um evento e precisa de dinheiro para comprar um lanche. Se você não lembrou de dar dinheiro, ou ele não tem o suficiente, o cartão adicional pode auxiliar neste momento.

Como pedir o cartão?

É muito simples pedir o cartão adicional. Abaixo, veja o passo a passo:

  1. Na tela inicial do aplicativo do Nubank, toque em Meus Cartões;
  2. Em seguida, toque em Pedir Cartão Adicional;
  3. Depois, adicione os dados da pessoa que receberá o cartão adicional (como CPF e qual o seu relacionamento com ela);
  4. Logo após, defina um valor máximo de gastos (se desejar limitar o valor disponível para compras);
  5. Pronto! Espere o cartão chegar e se quiser, acompanhe a entrega via aplicativo.