Dependendo do estado onde você mora no Brasil, o mês de novembro pode ter dar até três feriados oficiais nos dias em que se comemora Finados, Proclamação da República e do Dia da Consciência Negra. E o primeiro deles é já nessa quinta-feira, dia 2.

Em função dessa data, que é um dos feriados nacionais, diversos serviços terão um funcionamento diferente. O feriado prolongado, ou seja, aquele que se extende pela sexta-feira e ao longo do fim de semana, não é descartado para muitas empresas, órgão e institições.

Mas e os bancos? Na quinta-feira, dia 2, eles devem permanecer fechados para o atendimento ao público. E na sexta-feira, como será seu funcionamento? Confira.

Bancos vão abrir?

Na quinta-feira, dia 2, o feriado é nacional e a pausa nas atividades está prevista no calendário da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que foi divulgado no início de 2023.

Na sexta-feira, dia 3, porém, a exemplo do que já aconteceu nos últimos feriados, o atendimento das agências volta ao normal.

Na maior parte do Brasil, elas abrem das 10h às 16h, e nos Estados que têm diferença de 1 hora em relação ao horário de Brasília o atendimento é das 11h às 17h.

Feriados bancários de 2023

O calendário de feriados de 2023, segundo o calendário nacional divulgado pela Febraban, é o seguinte:

Data Dia Semana Feriado
01 de janeiro domingo Confraternização Universal
20 de fevereiro segunda-feira Carnaval
21 de fevereiro terça-feira Carnaval
22 de fevereiro quarta-feira Quarta-Feira de Cinzas
07 de abril sexta-feira Sexta-Feira da Paixão
09 de abril domingo Páscoa
21 de abril sexta-feira Dia de Tiradentes
01 de maio segunda-feira Dia do Trabalhador
08 de junho quinta-feira Corpus Christi
07 de setembro quinta-feira Independência do Brasil
12 de outubro quinta-feira Dia de Nossa Senhora Aparecida
02 de novembro quinta-feira Dia de Finados
15 de novembro quarta-feira Proclamação da República do Brasil
25 de dezembro segunda-feira Natal
31 de dezembro domingo Último dia útil do ano (Não haverá expediente ao público)

Como utilizar serviços financeiros?

Para aqueles que precisarem de algum serviço financeiro no feriado do dia 2 de novembro, a Febraban destaca que na quinta-feira, dia 2, assim como no fim de semana, dias 4 e 5, as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes, assim como os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas, como normalmente eles ficam em todos os fins de semana.

"Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas. Atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais", informa Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

No entanto, vale lembrar também que as contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento no dia 2 de novembro, poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado, ou seja, sexta-feira, dia 3. "Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais", afirma Faria.

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

A Febraban destaca ainda que boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Outra alternativa possível em muitos casos, ainda, é a utilização do Pix, ferramenta de transferências instantâneas cujo funcionamento é de 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.