Na era dos bancos digitais temos muitas facilidades na palma das nossas mãos, basta desbloquear a tela dos nossos celulares e quase todos os tipos de transações podem ser feitas com poucos cliques.

No entanto, ao mesmo tempo em que gostam dessas ferramentas, as pessoas também ficam preocupadas com a segurança de suas finanças, afinal ninguém quer ser vítima de um golpe ou um roubo e ver seu dinheiro suado indo embora, não é mesmo.

Pensando nisso, recentemente o Nubank fez uma postagem no Twitter perguntando a seus clientes: "Se você tivesse que escolher 1 PROTEÇÃO para sua conta de banco, qual seria?". Entre as opções estavam: conta protegida na rua, alerta de golpe com Pix, compra indevida no cartão.

No caso da enquete o alerta de compra indevida no cartão foi quem ganhou, mas as outras opções também receberam muitos votos. E foi então que o Nubank aproveitou para divulgar sua mais recente novidade: o Pack de Proteção.

Fotógrafo: Nicolas Muller

Veja o post no Twitter abaixo e entenda o que é o Pack de Proteção do Nubank.

O que é o Pack de Proteção?

O Pack de Proteção nada mais é do que um grupo de defesas do aplicativo para deixá-lo mais seguro. Todo cliente Nubank já tem essas defesas trabalhando o tempo todo a seu favor - a única que precisa ser ativada voluntariamente é o Modo Rua - saiba mais abaixo.

Ou seja, com o Pack de Proteção do banco digital - que é um serviço completamente gratuito - todas as três opções de segurança citadas na enquete - além de outras ferramentas - são oferecidas.

Essas funcionalidades foram sendo testadas lançadas ao longo dos últimos dois anos e agora compõem o pack do Nubank como um diferencial oferecido pelo banco. Quer saber um pouco mais sobre cada uma delas? Confira abaixo.

Modo Rua

O Modo Rua é uma ferramenta do aplicativo do Nubank que funciona como uma camada extra de segurança para a sua conta e ele foi criado para proteger sua conta e o seu dinheiro contra roubos e furtos de celular.

Com ele, você limita transações de Pix, TED ou boletos sempre que estiver fora de uma rede wi-fi segura, como a da sua casa ou trabalho, por exemplo. Ou seja, o seu dinheiro fica mais protegido caso o seu celular caia em mãos desconhecidas.

Para usar o Modo Rua você precisa limitar as suas transações do app fora das suas redes wi-fi seguras - que você precisa cadastrar. Caso você precise, eventualmente, fazer um pagamento acima do valor definido, não tem problema. Você só vai precisar fazer um reconhecimento facial com teste de prova de vida na hora.

Dados recentes divulgados pelo Nubank apostam que mais de 1 milhão de clientes que já usam a ferramenta e que somente durante o último Carnaval, foram mais de 300 mil pessoas ativando o Modo Rua para curtir a folia com mais segurança.

Para saber como ativar o Modo Rua, assista ao vídeo abaixo disponibilizado pelo Nubank:

Defesas Inteligentes

Defesas Inteligentes é o nome que o Nubank dá ao sistema de proteção construído a partir de modelos preditivos de inteligência artificial que extraem padrões de dados que indicam comportamentos atípicos para perfis de usuários.

Em palavras mais simples, o sistema entende como cada cliente se comporta, reconhecendo seus hábitos e padrões. Assim, se alguém tentar invadir sua conta ou tentar fazer uma transação com os dados do seu cartão quebrando o padrão que a inteligência artificial já conhece, as Defesas Inteligentes são capazes de agir na hora para combater o ataque.

Isso acontece pois a inteligência artificial faz análises personalizadas e individuais, com base no comportamento de cada transação e de cada cliente.

Sabe quando uma compra aparece riscada no extrato do seu cartão de crédito? Ou quando você recebe uma mensagem pedindo para confirmar uma transação? Esses são exemplos práticos de como a defesa inteligente atua.

Segundo o Nubank, o sistema funciona a todo o momento, em todas as etapas da jornada dos clientes: desde a abertura da conta, no login do dispositivo, em transações financeiras, em compras fora do app e até quando o cliente entra em contato com o suporte do banco.

Alerta de Golpe

O Alerta de Golpe, como o próprio nome já diz, é outra função do Pack de Proteção que avisa o cliente quando ele está prestes a fazer uma transação para uma conta potencialmente suspeita. Esse alerta tem como base o banco de dados do Banco Central (Bacen), assim como dados internos do Nu.

A ferramenta leva em consideração que o mecanismo de um golpe tem sempre uma lógica: capturar pessoas pouco atentas que caem em situações que parecem seguras, mas não são.

Assim, a ferramenta sinaliza o cliente com um pop-up no app antes da transação ser efetivada, seja ela Pix, TED ou pagamento de boleto. Ou seja, você terá informações suficientes para decidir prosseguir ou não com a transação e a decisão final sempre será do cliente.

Criar páginas que se parecem legítimas, mas são falsas; promoções boas demais para ser verdade - e normalmente não são; usar engenharia social para parecer uma história bem contada, essas são só algumas das estratégias usadas pelos golpistas. Com o Alerta do Nubank, entretanto, fica mais difícil cair nessas ciladas.

Outras ferramentas de segurança

Além dessas três ferramentas que compõem a elite do Pack de Segurança do Nubank, o roxinho também tem outras camadas de segurança que você consegue ver e configurar, como as senhas, e a proteção de acesso ao app, por exemplo, além do bloqueio de captura de tela, que também é uma ferramenta de segurança.