Há quem diga que o ano só começa no Brasil depois que passa o Carnaval. Esse é, sem dúvidas, o evento mais popular do Brasil. Em suma, a data é esperada por muitas pessoas, pois várias se programam para viajar e curtir o evento.

E convenhamos: o que não falta no Brasil, são lugares para viajar e curtir os dias de folia, ou ainda, para descansar. Enquanto algumas cidades fazem festa 24 horas por dia, outras são bastante conhecidas por sua tranquilidade nessa época. Sendo assim, existem destinos para todos os gostos.

Pensando nisso, vamos te mostrar a seguir quais são os melhores lugares para viajar no Carnaval, que inicia no dia 17 de fevereiro. A lista é composta por 8 locais, sendo 4 para curtir a folia e cair na festa, e 4 para descansar e relaxar neste início de ano.

Quais os melhores destinos para curtir a folia do Carnaval?

Abaixo, vamos te mostrar quais os melhores destinos para quem gosta de curtir o Carnaval no meio da folia. E lembre-se: como é um período muito visado, quanto antes você reservar hospedagem e passagem aérea, mais você vai economizar.

1. RIO DE JANEIRO

Carnaval no Rio de Janeiro. Crédito: Divulgação/WikiPedia
Carnaval no Rio de Janeiro. Crédito: Divulgação/Wikipédia

Quando se fala em Carnaval, a cidade do Rio de Janeiro é uma das opções mais procuradas e lembradas. Isso acontece, pois é lá que acontece o Desfile na Marquês do Sapucaí.

O evento, reconhecido no mundo todo, ocorre nas 4 noites de Carnaval. Para acessar, é necessário adquirir um ingresso, sendo que o mais econômico é assistir ao desfile da arquibancada.

Ademais, o Rio também é famoso pelos seus bloquinhos de rua, que iniciam quase um mês antes do feriadão, e terminam em março. Ahh, e a principal vantagem é: os bloquinhos são de graça.

2. SALVADOR

Carnaval em Salvador. Crédito: Divulgação/Correio24horas Bahia
Carnaval em Salvador. Crédito: Divulgação/Correio24horas Bahia

Quem gosta de um bom agito, e calor humano, o carnaval em Salvador é, sem dúvida, um ótimo destino. O local conta com vários tipos de festas, que vão desde blocos de rua gratuitos (com a praia como plano de fundo), até camarotes open bar.

Em geral, os circuitos são as festas mais populares de Salvador. Eles reúnem diversos blocos, e muitos artistas em vários bairros da cidade. Dentre os circuitos é possível citar o Circuito Dodô, Osmar, Batatinha, Mestre Bimba, Sérgio Bezerra, Contrafluxo e Orlando Tapajós.

3. OLINDA/PERNAMBUCO

Carnaval em Olinda
Carnaval em Olinda. Crédito: Divulgação/Wikipédia

O evento em Olinda é conhecido como o mais democrático do mundo. É dito isso, pois é uma festa aberta para todos, que não cobra ingressos. A festa conta com o desfile de mais de 500 grupos, e mais de 100 artistas se apresentam gratuitamente, nos palcos espalhados pela cidade.

Além disso, o carnaval em Olinda é marcado pelo Frevo, maracatu e os bonecos gigantes. Esses, têm mais de 2 metros de altura, homenageiam várias personalidades, de ativistas a escritores, e fazem folia no meio da multidão.

4. SÃO PAULO

Carnaval em São Paulo. Crédito: Divulgação Liga-SP/Paulo Lopes
Carnaval em São Paulo. Crédito: Divulgação Liga-SP/Paulo Lopes
O Carnaval em São Paulo é muito semelhante ao do Rio de Janeiro. Em suma, os principais desfiles da cidade acontecem no sambódromo do Anhembi. Paralelo a isso, os blocos de rua também são um forte atrativo do local. Atualmente, São Paulo conta com mais de 500 blocos de rua espalhados pela cidade.

Quais os melhores destinos para descansar no feriadão de Carnaval?

Abaixo, vamos te mostrar quais os melhores destinos para quem deseja descansar ou conhecer um novo lugar no feriadão de carnaval. E lembre-se: como é um período muito visado, quanto antes você reservar hospedagem e passagem aérea, mais você vai economizar.

1. APARADOS DA SERRA

Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul. Crédito: Divulgação/Prefeitura de Cambará do Sul
Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul. Crédito: Divulgação/Prefeitura de Cambará do Sul

Que tal relaxar e curtir um novo lugar em meio à natureza? Um ótimo lugar para conhecer,é o Parque Nacional de Aparados da Serra, que se encontra na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As principais cidades, porta de entrada do parque, são os municípios de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, e Praia Grande, em Santa Catarina. Na região, existem várias atividades que você pode realizar: trilhas, canionismo, cavalgada, passeios de mountain bike, voos de balão, tirolesa, skybike, balanço infinito, caiaque, rapel, quadriciclo, entre outros.

2. PRAIA DE CUMURUXATIBA

Praia de Cumuruxatiba. Crédito: Divulgação/cumuruxatibabahia.com
Praia de Cumuruxatiba. Crédito: Divulgação/cumuruxatibabahia.com

Essa é uma praia de Prado, localizada no litoral sul da Bahia. Trata-se de uma pequena vila de pescadores, que tem paisagens de tirar o fôlego. E embora a Bahia seja um local conhecido pela folia do Carnaval, a praia de Cumuruxatiba é bem tranquila nesse período.

O local tem poucas construções, e conta com uma natureza incrível formada por falésias avermelhadas, rios que encontram o rio, mangues e coqueirais.

3. PRAIA DE CATUAMA

Praia de Catuama. Crédito: Divulgação
Praia de Catuama. Crédito: Divulgação

A Praia de Catuama fica localizada no Litoral Norte de Pernambuco. Trata-se de um vilarejo pequeno, que pertence à cidade de Goiana. Como é um lugar pouco turístico, ele não é cheio de festa, e por isso, é um ótimo lugar para descansar.

Na praia, as águas são limpas, mornas e claras. A areia é bem branquinha e o cenário é repleto de vegetação nativa. Ademais, quando em maré baixa, há a formação de piscinas naturais, que são perfeitas para curtir o dia.

4. SERRA DA CANASTRA

Serra da Canastra. Crédito: Divulgação/TV Brasil
Serra da Canastra. Crédito: Divulgação/TV Brasil

A Serra da Canastra, localizada em Minas Gerais, abrange 7 cidades: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, Piumhi, São João Batista do Glória e Capitólio. A região mistura mata atlântica com cerrado.

O Parque Nacional conta com atrações históricas. Como por exemplo, a nascente do Rio São Francisco e a Casca D'anta, primeira queda do Velho Chico, com mais de 186 metros de altura.