O Nubank lançou recentemente uma nova funcionalidade que promete facilitar ainda mais a vida dos seus clientes: a possibilidade de fazer transferências via Pix diretamente pelo WhatsApp.

A partir de agora, usuários do cartão com função débito do Nubank podem testar a novidade e enviar/receber dinheiro de forma simples tão quanto enviar mensagens.

A novidade faz parte dos esforços do banco para ampliar a praticidade de suas soluções financeiras. "Estamos sempre buscando novas soluções para as necessidades reais das pessoas. Por isso, ficamos felizes em anunciar que chegamos aos pagamentos pelo WhatsApp", destacou a instituição.

Como funciona pagamento via WhatsApp?

A ferramenta utiliza o sistema de pagamentos do Facebook Pay, processado pela Cielo, permitindo que os usuários transfiram dinheiro para contatos no WhatsApp da mesma maneira que compartilham outros arquivos.

Para começar a usar, basta atualizar o aplicativo do WhatsApp e o app do Nubank e cadastrar o cartão de débito no Facebook Pay. A função está disponível exclusivamente para transferências entre contas pessoais, ou seja, ainda não é possível fazer transações comerciais com contas Business do WhatsApp.

Passo a passo para usar o PIX pelo WhatsApp com o débito Nubank:

  1. Acesse as configurações do WhatsApp e selecione "Pagamentos".
  2. Clique em "Facebook Pay", leia os termos e condições e crie um PIN de seis dígitos.
  3. Insira os dados do seu cartão de débito Nubank (número, validade e CVV). O cartão virtual também pode ser usado.
  4. Verifique seu cartão com um código enviado pelo app do Nubank.
  5. Pronto! Agora você pode enviar e receber dinheiro diretamente pelo WhatsApp.

Sempre que uma transação for realizada, o cliente receberá uma notificação no aplicativo do Nubank.

Como solicitar pagamentos pelo WhatsApp?

Caso precise solicitar um pagamento, o processo também é simples:

  1. No WhatsApp, selecione a opção "Pagamento".
  2. Clique em "Solicitar" e insira o valor desejado.
  3. Envie a solicitação ao contato que deverá realizar o pagamento.

Quem pode usar o Pix pelo WhatsApp?

Para usufruir da novidade, é necessário ser cliente do Nubank e ter a função débito ativada no cartão. O débito é um método seguro de identificar as contas para as transações, garantindo mais segurança para as operações.

Para solicitar o cartão com função débito do Nubank você deve:

  1. Abra o app do Nubank e toque no ícone de engrenagem na parte superior da tela inicial;
  2. Selecione a opção "Pedir função débito";
  3. Confirme o endereço de entrega do cartão;
  4. Insira sua senha de quatro dígitos e pronto! O cartão será enviado para o endereço informado.

Já tenho o cartão de crédito, mas não ativei a função débito. O que fazer?

Se você já possui o cartão de crédito Nubank na versão mais recente (com o número impresso na parte de trás) e deseja ativar a função débito, siga estes passos:

  1. No app do Nubank, acesse "Configurações";
  2. Toque em "Ativar função débito";
  3. Pronto! Seu cartão estará habilitado para usar tanto a função débito quanto crédito.

Se a opção "Ativar função débito" não estiver disponível no aplicativo, isso significa que a função já está ativada, e você pode utilizá-la para fazer compras no débito.

Tenho o cartão de crédito mais antigo. Como ativar a função débito?

Caso você tenha o cartão Nubank antigo (com o número na parte da frente) ou não seja cliente do cartão de crédito Nubank, basta solicitar um novo cartão já com a função débito ativada. Assim, emitiremos um novo cartão com ambas as funções habilitadas.