Para evitar que pessoas sejam enganadas na internet por meio de informações não-oficiais, o Nubank tomou uma atitude surpreendente. O banco digital informou que comprou vários endereços de sites que poderiam confundir os usuários e vai redirecionar quem acessa esses sites para o seu novo portal de segurança.

Alguns dos domínios comprados, segundo o banco, são: nubankbrasil.com.br, nubank.net.br, nubanks.com e wwwnubank.com.br, sites não oficiais, mas que confundiam os usuários. Estes sites vão redirecionar agora para uma página de segurança do próprio Nubank.

A iniciativa se deu para melhorar a segurança do usuário e evitar roubo de dados. Atualmente, o Nubank já possui mais de 85 milhões de clientes, sendo um dos maiores bancos do país. Essa ação faz parte de uma campanha chamada #PareceMasNãoÉoNubank, que tem como objetivo orientar os usuários a não clicarem em links suspeitos e saberem quais são os canais oficiais de atendimento do banco digital.

"Nós adquirimos alguns domínios na Internet que parecem ser do Nubank, mas não são, e que poderiam ser usados de forma maliciosa. Nós redirecionamos esses endereços para o nosso site, um portal que estará sempre disponível e vai conter informações e dicas para se proteger de fraudes e golpes", explica Juliana Roschel, diretora de marketing do Nubank.

Fabiola Marchiori, vice-presidente de engenharia e gerente-geral de prevenção a fraudes do Nubank citou que "a manipulação social está se tornando cada vez mais comum no setor financeiro. É muito importante manter as pessoas informadas sobre essa prática, já que na maioria das vezes as vítimas acabam participando sem intenção no golpe", afirmou.

No ano passado, o Nubank recebeu críticas e até foi notificado por órgãos de fiscalização devido a golpes sofridos pelos clientes. Em abril, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviou uma notificação ao Nubank depois que recebeu relatos de pessoas que dizem terem sido vítimas de golpes via app do banco.

Em resposta a outras situações divulgadas nas redes sociais envolvendo fraudes pelo aplicativo, o Nubank já havia lançado uma campanha chamada SOS Nu. Essa plataforma, que está dentro do blog da empresa, reúne dicas úteis para evitar armadilhas relacionadas a cartões de crédito ou contas digitais.

"Sempre que houver dúvida, incentivamos que entrem em contato com o Nu nos canais oficiais de atendimento.", afirma Juliana Roschel, que disse que no Brasil ocorrem mais de 2 mil tentantivas de fraude por minuto.

Algumas dicas valiosas que o Nubank dá e que sempre é bom lembrar para evitar cair em algum golpe, incluem:

  1. Muito bom pra ser verdade - Aquela "oportunidade" de investimento com retorno rápido, ou aquela promoção inacreditável? Na maioria das vezes, é golpe.
  2. Pressão para fazer tudo rápido - Ligaram sobre um "problema" que você precisa resolver imediatamente? Opa: é um jeito de deixar você sem tempo para pensar. Atenção.
  3. Pedir transferência - Nenhum banco vai solicitar Pix, TED ou qualquer tipo de transferência. E se o pedido vem de alguém conhecido, desconfie: o perfil pode ter sido clonado.
  4. Perguntaram sua senha? Fuja: nenhum banco precisa desse tipo de informação.
  5. Não baixe arquivos - Pediram para você fazer download de um app? Na verdade, são arquivos maliciosos que podem roubar seus dados.