O Nubank surpreendeu seus clientes que negociam Nucoins, a utility token da empresa, ao anunciar a suspensão das transações com a moeda em seu aplicativo. Desde o comunicado, não é mais possível comprar ou vender Nucoins através da plataforma.

O banco digital explicou que essa alteração faz parte de uma reformulação no programa de recompensas, que passará a focar exclusivamente na troca de benefícios dentro do ecossistema do Nubank.

De acordo com a empresa, a medida tem como objetivo proteger os detentores de Nucoins e evitar a especulação no mercado da cripto. O Nubank também destacou que a decisão foi tomada com base no feedback dos clientes, que demonstraram preferência pelos benefícios internos da plataforma.

Fim do Nucoin?

O Nubank anunciou o encerramento de um serviço importante: a compra e venda de sua criptomoeda, o Nucoin. Lançada no ano anterior, essa funcionalidade será descontinuada, e as transações de compra e venda já foram interrompidas definitivamente.

No entanto, as moedas seguem válidas para quem quiser mantê-las no app.

Para os clientes que ainda possuem saldo em Nucoin e quiserem se desfazer da moeda, a partir de R$ 100 em Nucoin é possível trocar a quantia por Bitcoin ou Dólar USDC até o dia 9 de dezembro de 2024, permitindo que os usuários migrem seus saldos antes das alterações na funcionalidade da moeda.

O que acontece com as Nucoins acumuladas?

Segundo o Nubank, a custódia das Nucoins continuará sendo realizada pela NuCrypto, permitindo que os clientes acompanhem seus saldos diretamente pelo aplicativo do banco. Além disso, o Nubank afirmou que, no futuro, poderá transferir a custódia das Nucoins para parceiros, com aviso prévio aos usuários sobre qualquer alteração.

Os clientes que possuem Nucoins ainda poderão concorrer a prêmios de até R$ 1 milhão e continuarão acumulando moedas por meio de compras no débito ou crédito, conforme as novas regras do programa de recompensas.

Em termos práticos, nada muda para os correntistas. As Nucoins permanecerão em suas contas, o acúmulo continuará acontecendo de acordo com o nível de benefícios (de 1 a 7), com a única diferença sendo a suspensão das negociações de compra e venda da moeda.

Nova utilidade para Nucoin

Com essa mudança, o Nubank esclareceu que, embora a criptomoeda não possa mais ser utilizada para transações de compra e venda, os clientes ainda poderão resgatar benefícios na plataforma de compras do banco usando o Nucoin.

Dessa forma, a fintech busca oferecer uma alternativa para que os usuários ainda aproveitem algum valor dentro do ecossistema Nubank.

O fim da funcionalidade de compra e venda do Nucoin faz parte de uma reavaliação mais ampla do Nubank em relação às criptomoedas, um setor que tem enfrentado desafios, como a volatilidade e mudanças regulatórias. A decisão reflete a postura da empresa em focar em benefícios mais tangíveis e ajustados às necessidades de seus clientes, sinalizando uma adaptação às mudanças do mercado.