Na sexta-feira, 10, o Nubank divulgou que sua "criptomoeda" ou blockchain dedicado à sua própria marca, a Nucoin, já está nas mãos de 13 milhões de pessoas. Assim, a fintech divulgou dados sobre ela, querendo trazer mais transparência às informações relacionadas a essa nova moeda digital, um token de utilidade dentro do programa de fidelidade da instituição.

Os dados mostram que a Nucoin já foi movimentada por 13 milhões de clientes, que realizaram 517 milhões de transações desde o lançamento da moeda, no primeiro trimestre desse ano.

Apesar de ter funcionalidades limitadas, o ecossistema da Nucoin já movimenta muito dinheiro. Atualmente avaliada em R$ 0,09 (9 centavos), a Nucoin chegou a valer mais de R$ 0,24 em agosto, sendo alvo de especulação de clientes que queriam lucrar com a compra e venda do ativo dentro do próprio app do banco.

Nucoin do Nubank vale R$ 0,09 em 11/11
Nucoin do Nubank vale R$ 0,09 em 11/11

Aproximadamente 3,7 bilhões de tokens estão em circulação, enquanto 1,6 bilhão permanecem bloqueados ou "congelados". O congelamento da moeda proporcionou cupons da sorte para concorrer a um prêmio de R$ 1 milhão, sorteado na semana passada.

Fernando Czapski, gerente geral da Nucoin, expressou entusiasmo ao declarar: "Pela primeira vez, mostramos ao público o quanto nosso ecossistema já cresceu, atingindo mais de 13 milhões de usuários cadastrados - cada um com seu próprio endereço de carteira na blockchain - em apenas oito meses após o seu lançamento" frisou.

Quanto à evolução contínua do explorador, Czapski enfatizou o compromisso do Nubank com a transparência, afirmando: "Sabemos que ainda temos muito pela frente para aumentar a transparência da nossa blockchain, como, por exemplo, disponibilizar consultas a carteiras e transações individuais. Estamos trabalhando nisso e vamos continuar evoluindo a plataforma gradualmente ao longo dos próximos meses."

Programa de fidelidade Nucoin

Lançada em março deste ano, a Nucoin é oferecida aos clientes do Nubank dentro do próprio aplicativo, integrando-se ao programa de fidelidade da instituição. Os clientes têm a flexibilidade de congelar seus Nucoins para alcançar níveis superiores no programa, acumulando mais moedas e desbloqueando benefícios adicionais, bem como vendê-las no próprio app, podendo ser considerado um novo "cashback", visto que apenas o uso do cartão de crédito já rende Nucoins.

O principal atrativo da nova moeda, usado para alavancar seu uso, foi a promoção Nucoin Premiado. A cada acúmulo e congelamento de 50 Nucoins, os clientes eram contemplados com um bilhete da sorte. O sorteio da promoção ocorreu em 4 de novembro, utilizando os números da Loteria Federal. A distribuição contemplou 20 prêmios no valor de R$ 10 mil cada e um prêmio principal de R$ 1 milhão, que já teve o ganhador divulgado.

Os Nucoins adquiridos podem ser convertidos em dinheiro através da plataforma do Nubank, proporcionando aos clientes um benefício adicional tipo cashback, especialmente para os usuários do cartão Ultravioleta.

O programa de fidelidade do Nucoin foi estruturado em sete níveis. À medida que os clientes ascendiam nesses níveis, acumulavam mais Nucoins. No entanto, congelar os tokens no aplicativo implicava a impossibilidade de vendê-los por um período mínimo de seis meses.