O Pix caiu no gosto dos brasileiros e, desde que foi lançado, os bancos e fintechs têm anunciado diversas novidades usando o sistema de pagamentos instantâneo.

Em 2022, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o pix ultrapassou todos os demais sistemas de transações com mais de 24 bilhões movimentações, contra 18,2 bilhões do cartão de crédito.

Uma das novas funções financeiras no país é a modalidade "Pix no Crédito", que possibilita a transferência rápida com uso do cartão de crédito.

Mas como o Pix no Crédito funciona? Quando essa opção vale a pena? Para ver essas e outras dúvidas, continue lendo e descubra 5 dicas do Nubank.

O que é Pix no Crédito?

O Pix no Crédito é uma função em que o pagador - aquele que está fazendo o pix - pode optar por utilizar o limite do cartão de crédito ao fazer a transferência.

Dessa forma, para quem recebe, nada muda, o valor vai entrar na conta imediatamente, mas quem paga não precisa ter necessariamente o dinheiro na conta ou não precisa comprometer o orçamento do mês com aquele valor.

Os bancos que disponibilizam essa função, em sua maioria, oferecem ainda a possibilidade de parcelar o pix no crédito, a maior parte deles em até 12 vezes, mas há opções em mais vezes também.

Para isso, porém, eles costumam cobrar taxas de juros, afinal esse é um tipo de empréstimo que o banco está fazendo para o cliente. Saiba mais aqui!

No caso do Nubank, o banco ainda oferece um limite extra, separado do limite tradicional do cartão, apenas para fazer pagamentos em boletos e pix no crédito.

Cuidado com as taxas e limite

Essa opção conta com cobrança de juros e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nas transações feitas com o Pix no Crédito, então é preciso ter bastante atenção na hora de usá-lo.

Antes de concluir a compra, vá para o simulador de parcelas do aplicativo do Nubank. Com ele, você consegue checar os valores dessas taxas antes de efetuar a transferência.

Além disso, ao fazer um Pix no Crédito, na prática, você está usando o limite do seu cartão normalmente. Por isso, fique atento à sua organização financeira para garantir que existirá saldo na sua conta quando a fatura do cartão chegar.

Quando usar Pix no Crédito? Veja 5 dicas

O banco digital Nubank também atua como educador financeiro e já liberou o "Pix no Crédito" para diversos clientes.

Nesse sentido, veja abaixo 5 situações e dicas do Nubank nas quais o Pix no Crédito pode ser usado.

1.Sem saldo na conta

O Nubank destaca que o Pix no Crédito pode ser usado em casos de emergências, quando for necessário pagamento imediato, já que o profissional (um lojista ou prestador de serviços, por exemplo) recebe o dinheiro na hora, mas você consegue colocar essa compra no seu cartão de crédito.

Ou seja, o Pix no Crédito pode ser usado quando você precisar pagar alguém naquele exato momento, mas não tem dinheiro no bolso - ou não quer/pode usá-lo.

2.Para aproveitar oportunidades

A segunda dica é usar o Pix no Crédito para aproveitar oportunidades de compras relâmpago, como os descontos para pagamento à vista, seja em dinheiro ou no Pix.

Dessa forma, com o Pix no Crédito você aproveita o desconto, mas pode pagar a conta depois na fatura do seu cartão de crédito - em até 12 vezes. A dica é lembrar de conferir os juros em caso de parcelamento.

Segundo o Nubank, o cliente deve comparar no simulador do app o desconto dessa compra com o que será cobrado de encargos. E o pagamento com Pix no Crédito valerá a pena só quando o desconto for maior do que o valor dessas taxas.

3.Quando não aceitam cartão

É muito comum que prestadores de serviços informais ou pequenas lojas tenham apenas o pagamento em dinheiro ou via Pix disponíveis.

Dessa forma, com o Pix no Crédito você não precisa deixar de lado o serviço ou produto que você quer quando o lojista ou fornecedor não aceita cartão.

Basicamente, o dinheiro cai na hora como se fosse à vista, mas você só vai pagar depois na fatura do Cartão Nu.

4.Para não sair do controle

Sabe aquele mês em que você está com as contas certinhas ou o caixa fechado, mas surge um pagamento a realizar, não planejado, que pode comprometer essa organização? Com o Pix no Crédito, você não perde seu planejamento.

Na prática, você está colocando esse pagamento mais para frente, para quando sua fatura chegar. Essa estratégia te garante mais tempo para se organizar, mas cheque o saldo da fatura para garantir que ela não virá maior do que você estava planejando.

5.Para concentrar os gastos no cartão

Existe uma estratégia financeira de passar todos os gastos do dia a dia em uma única vez no cartão e categorizá-los. Assim, você sabe exatamente o seu custo de vida mensal ou custo operacional do negócio, consegue entender com o que você está gastando e se é preciso fazer ajustes no seu orçamento a partir disso.

Com o Pix no Crédito, você ganha mais uma opção para centralizar seus gastos em um só lugar, pois pode passar a usar essa forma de pagamento.

O Nubank dá a seguinte dica: na hora de concentrar todos os pagamentos no cartão, considere um limite mensal de gastos que seja compatível com a sua renda e faça acompanhamentos frequentes da sua fatura no app - isso te ajuda a manter um controle maior do seu orçamento. Lembre-se: o seu limite do cartão não é sua renda!