O segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023 será pago agora no fim do mês de junho, mais especificamente no dia 30. Têm direito a receber esses valores quem, ao fazer a declaração, comprovar que pagou mais imposto do que o necessário. O cálculo é feito pelo próprio programa da Receita Federal.

Assim como em anos anteriores, o pagamento está sendo distribuído em cinco lotes. O primeiro deles foi pago no dia 31 de maio e o último está previsto para o dia 29 de setembro. O valor entra para os beneficiados sempre no último dia útil do mês.

Dentro de cada um desses grupos há os prioritários, ou seja, pessoas que têm direito a receber o valor primeiro. Mas dentro dos lotes de pagamento também será considerada a ordem de entrega das declarações.

Créditos: M3Mídia

Abaixo, veja como fazer a consulta a esse segundo lote de restituição para ver se você está incluído nele e veja também o cronograma de restituição e quem são os grupos prioritários.

Como consultar a restituição?

A consulta a cada um dos lotes de restituição é liberada uma semana antes do pagamento. Assim a consulta ao segundo lote inicia na sexta-feira, 23 de junho.

A consulta pode ser feita pela página da Receita Federal ou ainda pelos app da Receita Federal: Meu Imposto de Renda, Pessoa Física ou Receita Federal.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar o documento, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

Cronograma de Restituição

O cronograma dos lotes de restituição do IRPF 2023 será o seguinte:

  • Primeiro lote: 31 de maio (pago)
  • Segundo lote: 30 de junho
  • Terceiro lote: 31 de julho
  • Quarto lote: 31 de agosto
  • Quinto lote: 29 de setembro

Quem tem prioridade?

Os lotes de restituição de 2023 têm grupos prioritários, assim, cada lote será composto por uma parcela de pessoas do grupo prioritário e outra parcela de contribuintes de acordo com a data de entrega da declaração.

Além disso, em 2023, há uma novidade em relação a esses grupos prioritários. A partir de agora, serão eles:

  • Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  • Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, Deficientes e Portadores de Moléstia Grave;
  • Contribuíntes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Contribuintes que utiilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição via Pix; e
  • Demais contribuíntes.

Ou seja, foi incluído como prioridade o grupo da declaração pré-preenchida e/ou recebimento via Pix.