Todos os anos, quem faz a declaração do Imposto de Renda e tem valores a receber de volta fica de olho nas datas de restituição por razões óbvias. Quem não quer um dinheiro de volta, considerando todos os impostos que a gente paga, não é mesmo?

Em 2023, o período de declaração começou em 15 março e foi até 31 de maio. Nesse último dia de maio, também foi o dia do primeiro pagamento de restituições. De lá pra cá, já foram dois pagamentos, o segundo deles, no dia 30 de junho.

Mas e agora, quando acontecerá o terceiro? E os outros pagamentos, quando serão? Abaixo, a gente traz o calendário completo e te mostra como fazer a consulta aos lotes.

Créditos: M3Mídia

Cronograma de Restituição

Em 2023 serão, ao total, cinco lotes regulares de restituição. Eles são pagos sempre no último dia útil do mês. O primeiro foi no dia 31 de maio e o último será no dia 29 de setembro. Veja o cronograma dos lotes de restituição do IRPF 2023:

  • Primeiro lote: 31 de maio (pago)
  • Segundo lote: 30 de junho (pago)
  • Terceiro lote: 31 de julho
  • Quarto lote: 31 de agosto
  • Quinto lote: 29 de setembro

Como consultar a restituição?

A consulta a cada um dos lotes de restituição é liberada uma semana antes do pagamento. Assim a consulta ao terceiro lote inicia na segunda-feira, 24 de julho.

A consulta pode ser feita pela página da Receita Federal ou ainda pelos app da Receita Federal: Meu Imposto de Renda, Pessoa Física ou Receita Federal.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar o documento, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

Grupos prioritários

Vale lembrar que o pagamento dos lotes é feito de acordo com a data em que a restituição foi entregue. Quem entregou logo nos primeiros dias, ainda em março, já recebeu em maio - a menos que a restituição tivesse alguma pendência.

Mas além dessa questão da data de entrega, também há os grupos prioritários, assim, cada lote será composto por uma parcela de pessoas do grupo prioritário e outra parcela de contribuintes de acordo com a data de entrega da declaração.

Em 2023, há uma novidade em relação a esses grupos prioritários. A partir de agora, serão eles:

  • Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  • Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, Deficientes e Portadores de Moléstia Grave;
  • Contribuíntes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Contribuintes que utiilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição via Pix; e
  • Demais contribuíntes.

Ou seja, foi incluído como prioridade o grupo da declaração pré-preenchida e/ou recebimento via Pix.

Retificação do documento

Se você entregou a declaração cedo e ainda não recebeu a restituição, vale dar uma conferida na página da Receita Federal se está tudo ok, ou se foi identificado algum ponto que precisa de ajuste.

Isso vale, na verdade, para todos os declarantes. É sempre bom ficar atento para a necessidade de ajustes. Quanto antes o documento for entregue certinho à Receita, antes o cidadão recebe o valor de volta.