Você já deve ter ouvido falar em Tabela Fipe, não é mesmo? Se você tem um carro, está pensando em comprar um ou mesmo se deseja vender o seu carro, essa tabela é muito importante.
Por meio dela é possível ter uma noção da média de valores atuais no Brasil de cada veículo a partir de seu ano de fabricação, modelo, entre outras características. Isso vale para carros novos, mas também para os usados.
Assim, um dos principais objetivos da Fipe é possibilitar negociações mais justas. Você pode ter mais certeza, por exemplo, de que está pagando um bom valor por um veículo ou que está vendendo seu carro por um valor justo.
No entanto, também há muitas dúvidas em relação a essa ferramenta de consulta, que vão desde como consultá-la até como são calculados os valores. Vamos entender tudo isso?
O que é a Tabela Fipe?
A Tabela Fipe é o índice de preço médio de veículos do mercado brasileiro. Ela é usada como a principal referência para negociações de compra e venda e é tida como a forma mais confiável de saber o valor de um carro, moto ou outro móvel.
Isso porque as informações que apresenta têm como base as vendas e os valores de carros do território nacional e são atualizadas mensalmente.
Ela foi criada em 1998 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) - por isso o nome Tabela Fipe -. Mesmo depois de mais de 20 anos de sua origem, ela continua sendo uma grande protagonista quando o assunto é precificação de carros.
Para que serve a Tabela Fipe?
Imagine só se cada um decidisse precificar os carros, motos e caminhões do jeito que quissesse. As variações seriam muito grandes ou - o mais provável - haveria um descontrole no preço desses itens e eles seriam muito mais caros do que já são.
Então a Tabela Fipe serve como parâmetro para negociações. Seu papel é permitir que esse processo aconteça de forma justa, o que evita a distribuição de produtos com preços abusivos ou muito abaixo do valor de mercado.
Além disso, a Fipe também é usada como referência para as áreas de seguros, financiamentos e consórcios, o que lhe dá ainda mais importância e popularidade.
Ah, e ela ainda é utilizada no cálculo de um tributo bastante conhecido, o IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. O valor do IPVA costuma ser de uma porcentagem do valor do veículo na tabela Fipe.
Como consultar a Tabela Fipe 2023?
O passo a passo para acessar a tabela Fipe é muito simples, veja só:
- Acesse o site da Fipe;
- Selecione o tipo de veículo desejado (carros e utilitários, caminhões e microônibus ou moto);
- Escolha o mês e ano de referência;
- Informe marca;
- Depois selecione modelo do veículo e ano modelo;
- Clique em pesquisar.
Como é feito o cálculo da Tabela Fipe?
O cálculo da Tabela Fipe é feito com base em dados coletados em todo o Brasil. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) continua sendo a responsável pela pesquisa e atualização da tabela todos os meses.
Na precificação de veículos usados a FIPE analisa negociações de compra e venda, em busca de obter informações sobre preço, ano de fabricação, modelo, entre outros. E para a realização da conta final, valores muito altos e extremamente baixos são excluídos, de forma que a média é calculada com base nos preços da grande maioria.
Agora, nos casos dos zero quilômetro, segundo a Fundação, o preço médio é apurado dentro de uma versão com opcionais nas categorias básico, intermediário e completo.
Vale ressaltar que no cálculo os veículos para vendas especiais não são considerados, como os para revenda ou para frotista. Assim como os de fabricação própria, marcas não consolidadas no mercado ou de importação independente.
Por que a Tabela Fipe subiu?
Recentemente - de 2020 para cá - a tabela Fipe vem passando por reajustes que elevaram bastante o preço dos veículos no Brasil. Muitos carros comprados antes de 2020 hoje chegam a valer mais do que valiam no momento da compra, ou seja, se valorizaram, o que é muito raro.
A principal explicação para isso está na pandemia de covid-19. Na época, muitas montadoras e concessionárias fecharam e componentes faltaram no mercado o que tornou tudo mais caro. Em determinado momento, os modelos novos pararam de ser fabricados.
Consequentemente o valor final dos veículos, de uma forma geral, também subiu. Mas a escalada de preços foi especialmente grande no que se refere aos usados já que eles foram a alternativa disponível no mercado diante da falta dos novos.
Além isso, a recente inflação global, que pressionou economias de diferentes países em 2022, também impactou nos valores apresentados na Tabela.
A Fipe vai baixar?
No Brasil, a taxa Selic finalizou 2022 e iniciou o novo ano em 13,75% e, segundo o Comitê de Política Monetária, é possível que ela permaneça em dois dígitos até 2024.
Outro ponto a se considerara é que em 2023, a inflação global e o conflito entre Rússia e Ucrânia continuam presentes e eles podem voltar a impactar na oferta de produtos e serviços relacionados aos veículos, impactando mais uma vez nos valores de compra e venda.
Portanto, não é possível prever uma redução por enquanto ou afirmar que haverá, em vreve, um momento de baixo. O que se pode fazer é seguir acompanhando o mercado.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.